Notebook ou PC?

Todos que utilizam computador sabem que existem inúmeras diferenças entre Notebook ou PC, entretanto, muitos têm as suas preferências e sempre optam por elas na hora da escolha. Já pensou em analisar as vantagens e desvantagens entre o computador de mesa e o laptop no momento de comprar seu novo aparelho? Confira a seguir tudo sobre os dois tipos de equipamentos e veja como escolher o melhor para você!

É muito comum na hora de procurar um computador para adquirir, ficar em dúvida sobre qual é o melhor. Entretanto, antes de comprar o primeiro equipamento que encontrar na loja ou no site, é preciso ter atenção com alguns detalhes. É necessário conhecer as vantagens e desvantagens que eles apresentam para tomar a decisão. Todos sabem que o notebook leva vantagem sobre o computador de mesa porque podemos transportá-lo, mas será que PC não tem nenhuma vantagem quando comparado ao laptop? Vamos fazer uma análise e mostrar para você, quais os prós e contras de cada tipo de dispositivo e, desta forma, ajudá-lo a decidir!

notebook vs pc

Qual será o uso do aparelho?

Antes de comprar um desktop ou um laptop, é preciso definir qual será o uso principal da máquina. Você está pensando em um dispositivo que seja perfeito para jogos? Mas são games de altíssima qualidade ou aqueles casuais que conseguimos, tranquilamente, rodar em um aparelho celular? Seu objetivo é trabalhar com edições de fotos e vídeos ou mesmo, renderizar projetos? Ou está desejando um dispositivo que lhe ajude a estudar, assistir vídeos de entretenimento ou mesmo de estudos, portanto, realizar trabalhos simples? Após responder estas questões, você estará apto a dizer qual será o uso do seu equipamento eletrônico, devemos salientar que é normal ter mais de uma função, afinal, nem sempre você estará trabalhando, jogando ou estudando. Por conseguinte, somente após esses questionamentos respondidos, você será capaz de dizer qual serão uso principal do computador.

Mobilidade: A principal vantagem do notebook

Antes mesmo de nos questionar, sabemos que o fato de podermos levar o laptop para qualquer lugar o faz ter uma grande vantagem diante do computador de mesa. Entretanto, dependendo do uso do equipamento, um desktop será melhor que o móvel, mas isto não quer dizer que o notebook não tem outras vantagens. Mas, devemos frisar que a primeira e principal vantagem do laptop é sua mobilidade, a facilidade para carregá-lo para todos os locais e estar à disposição do usuário quando for preciso.

Para uso mais simples, como estudo, assistir filmes e séries ou trabalhos mais habituais, um aparelho com uma configuração mais básica deve ser suficiente para suprir suas necessidades. Neste caso, a escolha pelo laptop é apenas para poder levá-lo, quando necessário, para o trabalho, escola/faculdade e outros locais em que poderá usá-lo.

Montagem à vontade: a arma secreta do PC

Depois de tudo o que viu sobre o notebook, você deve estar se perguntando qual será a vantagem que o computador de mesa trará para seus usuários a fim de superar o notebook. E, com toda a certeza, a arma secreta do desktop é que sua montagem pode ser feita separadamente. Isto quer dizer que você pode comprar uma placa mãe e ir colocando os componentes para ter o melhor desempenho possível do computador. Você pode colocar um processador potente, memórias que farão a máquina rodar muito mais rápido.

Montar um desktop é excelente para quem precisa de um computador com configurações mais fortes. Pessoas que trabalham com edição de imagem, seja foto ou vídeo, que produzem jogos ou mesmo gamers que gostam de jogos com alta qualidade preferem investir em um aparelho que lhe garanta uma alta performance. Devemos lembrar que os notebooks também podem oferecer uma excelente performance, entretanto, quando precisamos de laptops com configurações mais avançadas, o preço dele dispara. Além disso, o fator mobilidade faz com que o valor também aumente consideravelmente.

Nós não precisamos lembrar que a maior desvantagem do PC diante do Notebook é que ele é fixo. Porém, ser fixo não é totalmente uma desvantagem, já imaginou uma tela grande para trabalho ou jogo? Então, o computador de mesa ganha essa disputa facilmente, afinal, as telas maiores ficaram para os PC’s. Como falado anteriormente, a maior vantagem do desktop é que podemos montá-lo do que jeito que quisermos. Porém, em muitos notebooks já é possível trocar memória, HD’s ou mesmo o processador, sem perder a garantia de fábrica. Isto, garante que a vida útil do laptop seja prolongada. Entretanto, quando comparamos com o computador de mesa, existe uma série de peças que podem ser trocadas ao longo da vida do equipamento.

Veja nosso tutorial de COMO MONTAR UM PC GAMER DO ZERO

Preço Notebook x Preço PC

Depois de tudo o que viu, você deve estar se perguntando sobre a diferença de preço entre um notebook e um PC. E nós podemos afirmar que depende bastante do tipo de configuração que você escolher, um computador de mesa simples é mais barato que um laptop básico. Por outro lado, um computador de mesa usado para trabalhar, que possua configurações pesadas, pode custar muito mais caro que um notebook de alta qualidade. Portanto, depois de analisarmos os prós e contras do Notebook e do PC podemos chegar à conclusão que não há melhor ou pior. O que realmente existe, é um equipamento que é ideal para suprir as suas necessidades, seja em um laptop mais simples ou um computador de mesa com tela grande e alta memória e um superprocessador que fazem um excelente trabalho.

Agora que você já sabe que tanto o Notebook quanto o PC possuem vantagens e desvantagens, mas que somente você, o usuário, poderá determinar qual é o melhor equipamento diante do uso determinado. Não se esqueça de pesquisar e escolher aquele que se encaixa perfeitamente em seu perfil!