Montar PC: o que eu preciso para montar um pc gamer do zero?

Pensando em montar um PC gamer ou para edição de imagens e vídeos? Sabendo escolher, você poderá contar com um computador potente e barato. Saiba no texto quais peças corretas a adquirir!

Montar um PC pode ser a oportunidade de contar exatamente com as configurações que você precisa, mas por um preço mais em conta. Afinal, os computadores para jogos e que oferecem grande pode de processamento para edição costumam ser caros os mais caros do mercado. Se você é um entusiasta, já sabe da importância de ter um computador, mas vale lembrar: esse tipo de equipamento é pensado especialmente para a diversão com games e edição, por isso, eles têm maior potência, velocidade e capacidade de suportar horas de jogos ou processamento de vídeos.

Ainda é importante dizer que montar seu PC gamer vai depender de investimento. Ele não precisa ser muito alto mas, basicamente, quanto mais dinheiro você dispor, mais qualidade terá seu computador. Não significa, é claro, que peças mais baratas terão performance ruim. Basta saber escolhê-las e pesquisar os melhores preços antes de comprar. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

O que preciso para montar um PC gamer?

Na hora de montar um PC gamer, é essencial tomar cuidado com a escolha dos componentes. Isso porque, eles precisam ter compatibilidade. O monitor do PC, por exemplo, precisará suportar a placa de vídeo escolhida, ou então sua resolução será baixíssima. Isso mesmo que a tela obtida seja uma 4K. Para montar o seu PC gamer, será preciso contar com os componentes a seguir. Após a lista, falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

  • Fonte
  • Placa Mãe
  • Placa de Vídeo
  • Processador
  • HD
  • Gabinete
  • SSD ou M.2(opcional)
  • Memória RAM
  • Air Cooler ou Water Cooler para a CPU
  • Pasta térmica
  • Escudo I/O e cooler de gabinete(opcional)
  • Monitor
  • Teclado
  • Mouse

Fonte

A fonte de um computador nada mais é do que o componente que mantém o PC ligado. É ela que transforma a corrente elétrica na energia que faz o equipamento funcionar. Por isso, a fonte é o principal componente do seu PC gamer. Pensando nisso, é fundamental não economizar na escolha da fonte. Do contrário, os demais componentes poderão ser danificados ou não funcionar corretamente.

fonte corsair

Se o seu objetivo for investir um valor médio, é indicado adquirir uma fonte de 550 a 750 watts. Já para um computador com Core i5, uma fonte de 450 watts já será suficiente. Existem diversas marcas de fonte, No entanto, as mais famosas e recomendadas são as da marca Corsair e EVGA. Um aspecto a prestar atenção aqui é a questão da eficiência desses equipamentos (Gold, Plus etc.)

Placa Mãe

A placa mãe é que interliga todos os componentes do PC. As entradas USB e outras conexões do PC também estarão ligadas à placa mãe. Logo, é importante ter atenção no número de entradas disponíveis na placa escolhida.

placa mãe Asus maximus

Além disso, é indicado que o componente tenha, no mínimo, 2 canais de memória DDR4. As marcas de placa mãe mais famosas e recomendadas são Asus, MSI e Gigabyte.

Placa de Vídeo

A placa de vídeo é parte crucial de um PC Gamer e um dos componentes mais importantes, no entanto, não adianta ter uma placa de vídeo muito boa se a memória RAM e o processador não aguentar extrair ao máximo todo o seu potencial gerando o famoso “gargalo”.

  • Para um processador Core i3 ou Core i5, a Geforce 1070 pode ser suficiente;
  • Para o Core i7, a melhor opção será uma Geforce 1050.

Ainda na questão da placa de vídeo, vale ressaltar que muitas delas delas do mesmo modelo (exemplo GTX 1050) mudam de acordo com o fabricante sendo que algumas delas Janeiro vem com overclock de fábrica e apesar de esquentarem um pouco mais possuem melhor performance que um modelo tradicional.

Processador

Quanto maior a velocidade do processador, melhor será o desempenho do computador. Assim, vale a pena investir em uma frequência superior a 3.0GHz e 2MB de memória cache. Outras características importantes do componente são o suporte à memória DDR4 e, pelo menos, 4 núcleos disponíveis. É muito importante também se atentar a geração do processador, por exemplo, um processador Intel Core i7 de sétima geração geralmente é inferior a uma processador Intel Core i7 de oitava geração trabalhando eles na mesma freqüência.

processador intel core i9

Na hora de adquirir o processador, ainda é essencial verificar se ele é compatível à placa mãe selecionada. Os dois componentes trabalham juntos e, se não suportarem um ao outro, o PC gamer não terá função. Existem basicamente duas marcas de processadores que devemos trabalhar: AMD e Intel sendo esta última com a maior fatia do mercado.

HD

Vale muito a pena ter um HD com grande capacidade de armazenamento. Afinal de contas, é fácil que um simples jogo ocupe mais de 20 GB de memória do seu disco rígido. O HD também deve ser do tipo Desktop ou Enterprise, pois esses rodam mais rápido.

HD Seagate Barracuda

Para montar um PC gamer, as melhores opções de HD são aquelas com, pelo menos, 1 TB. Se for possível investir um pouco mais, modelos de 4 TB serão ainda mais eficazes. Outro ponto importante é garantir que seu disco rígido ofereça suporte à interface SATA-600. Aqui, a placa mãe também merecerá atenção, pois sua conexão está diretamente ligada ao HD. Ambos devem suportar a interface SATA-600. A marca mais famosa de HDs é a Seagate, mas outras como Samsung e WD também são boas.

Importante ressaltar aqui que os HDs atualmente são reservados para armazenamento bruto, ou seja, guardar coisas que não fazem parte do sistema operacional como filmes, fotos etc. Os SSDs e M2 são formas de armazenamento muito superiores e muito mais rápidos que os HDs.

Gabinete

O gabinete do PC nada mais é do que compartimento em que ficam localizados todos os componentes do computador. É o que conhecemos popularmente como o computador, a “caixa” em que fica o botão de ligar. A escolha de um bom gabinete é essencial, pois essa caixa influencia muito o fluxo de ar do sistema. Devido a sua grande atividade, é comum que os computadores gamers esquentem bastante. Daí a importância do fluxo constante de ar, pois ele vai ajudar a manter uma temperatura amena dentro da CPU.

gabinete thermaltake

O ideal é contar com um grande gabinete, pois assim haverá mais espaço para os componentes e a circulação do ar. Ele também deve ser feito de materiais resistentes, e não de um simples plástico. Isso vai garantir maior cuidado das peças e durabilidade da caixa.

Importante ressaltar que o gabinete não interfere em nada a capacidade do computador sendo possível até mesmo abdicar desse componente e montar sua máquina numa bancada aberta. Veja no vídeo:

SSD e M.2

Não é comum que um computador já venha com um SSD instalado. Mas, contando que você vai montar um PC gamer, o acessório pode ser bastante vantajoso. Com ele, o equipamento terá a escrita mais rápida e instalando o Windows no componente evitará engasgos e garantirá ótima velocidade. Também é possível optar por um segundo HD, se você preferir. O M.2 substitui o SSD e o HD e costuma ser um pouco mais rápido, mas é o mais caro de todos.

Memória RAM

Mais uma parte fundamental para montar um PC gamer: a sua memória RAM. Podemos tratá-la a grosso modo como a “mesa de trabalho” sendo mínimo indicado de 8 GB, mas a performance do seu computador será bem melhor se a RAM tiver 12 GB ou 16 GB em sua channel (dois pentes de 6GB ou dois pentes de 8GB).

memória ram vengeance

Ainda na questão das memórias e necessário verificar se a memória que você vai comprar é DDR3 ou DDR4 e qual a quantidade e modelo que sua placa mãe suporta. As melhores marcas de memória RAM são CORSAIR e Kingston.

Air Cooler e Water Cooler para a CPU

Junto a um gabinete bem arejado, os coolers são os responsáveis por esfriar o PC. No mercado, há modelos variados, inclusive alguns que possuem luzes LED. Nesses casos, o ganho ao visual do PC é enorme. Em todo o caso, a parte mais importante dos coolers tem a ver o tamanho e sua velocidade. Por isso, sempre considere a RPM do componente — quanto maior, melhor. Um dos coolers a ar mais famosos entre os gamers é o monstruoso Noctua Nh-d15.

Air Cooler vs Water Cooler

O Water Cooler, que possui um líquido especial para resfriamento, também tem feito sucesso entre os jogadores principalmente pelo fato de poder ser customizado com mangueiras transparentes e líquido colorido. Uma boa marca de Water Cooler é Corsair.

Se não pretende enfeitar ou gastar muito, dependendo do processador a ser adquirido ele já vem com cooler e muitas vezes é o suficiente para o resfriamento da máquina.

Escudo e coolers de gabinete

Na hora de montar um PC gamer do zero, você não poderá se esquecer do escudo I/O. Essa é a peça que protege o interior do gabinete do computador de poeira e outros agressores externos. O cuidado vai evitar que as peças do seu CPU sejam danificadas precocemente.

Escudo e coolers de gabinete

Já os coolers de gabinete serem para expirar o ar frio e aspirar o ar quente. Existem infinitos modelos, muitos deles com LED e outras firulas.

Monitor

Um bom monitor para PC gamer precisa ter:

  • Bom tempo de resposta (menor do que 2ms);
  • Boa taxa de atualização (quanto maior, melhor. A velocidade mínima indicada é de 120 Hz);
  • Resolução mínima de 1920×1080 (Full HD);
  • Tamanho de, pelo menos, 19 polegadas;

monitor bent gamer

Existem muitas marcas de monitores no mercado sendo geralmente o melhor custo X benefício os da marca Samsung e AOC. Já os Benq são provavelmente os melhores, mas o custo mais elevado.

Teclado e mouse

Tanto o teclado, quanto o mouse de um PC gamer devem possuir bom tempo de resposta, atalhos e botões fáceis de ser acessados. Quanto mais possibilidades, mais facilmente o usuário poderá realizar as ações que deseja no jogo. Além disso, os dois acessórios devem possuir boa anatomia. É essencial que eles sejam confortáveis à mão, ou se tornarão um incômodo após horas de jogatina.

Na questão do teclado, os do tipo mecânico são os mais recomendados, já o mouse de maior qualidade são aqueles com maior DPI que refere à percepção da sensibilidade de movimento.

Montagem das peças

De posse de todas as peças, coloque uma luva anti-estática, desembrulhe a placa mãe e apoie-a sob uma superfície segura (pode ser sua própria caixa). Após isso insira os pentes de memória, coloque o processador com muito cuidado para não entortar os pinos, coloque o cooler ou water cooler. O próximo passo é colocar a fonte de energia dentro do gabinete, adicionar as peças que já foram montadas dentro do gabinete e alimentar as peças com os cabos da fonte. Por último coloque a placa de vídeo e alimente-a, ligue o monitor, mouse e teclado e pronto. Veja todos os detalhes no vídeo abaixo destinado principalmente ao público leigo:

Como montar um PC gamer barato?

Agora você já sabe tudo o que precisa para montar o seu PC gamer do zero. Mas como economizar? A resposta é simples: pesquisando!

No mercado, existem diferentes lojas e componentes para computadores. Com uma bela pesquisa, você poderá encontrar promoções e peças com desconto. E, mesmo que os descontos sejam baixos, eles farão toda a diferença ao fim da sua montagem. Por isso, não desperdice uma boa oferta! Mas atenção: é importante não fazer “economias tolas”. Comprar uma peça apenas por ela ser a mais barata, mesmo que ela não seja boa, pode ser um problema. Com o tempo, uma peça ruim se desgasta e pode danificar todo o computador, sem contar que ela pode nem mesmo ser compatível às demais peças. É essencial adquirir componentes de boa qualidade pois, juntos, eles definirão o bom desempenho do seu computador.

Entre os entusiastas o mais famoso computador é o “PC Baratinho” desenvolvido pelo pessoal do site Adrenaline. Abaixo você confere todas as peças que foram utilizadas para montar essa máquina.

Agora, se você não estiver com muita disposição para montar um PC gamer do zero, a saída será adquirir um já pronto. Existem muitas lojas virtuais que permitem o cliente escolher os componentes e entrega a máquina montada e funcionando em sua casa. Algumas dessas lojas são a Pichau e a Kabum.

Para comprar os componentes, além das duas lojas citadas acima é possível encontrar algo interessante também na Americanas, Magazine Luiza e Cissa Magazine (bom preço em placas de vídeo e monitores). Uma outra possibilidade é comprar peças importadas na Aliexpress (especialmente SSDs e M.2) e peças pouco importantes usadas no Mercado Livre ou na OLX.