Uma TV com inteligência artificial promete trazer ainda mais comodidade ao usuário, com funções bastante interativas. Saiba no texto o que a tecnologia tem a oferecer!

Cada vez mais, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. E não apenas nos smartphones, mas também em eletrodomésticos que pensávamos que não precisavam de mais nada. Como uma geladeira. Sabia que alguns modelos hoje já conseguem monitorar os produtos refrigerados e avisar quando um deles está acabando? Esse tipo de tecnologia é cara e vem chegando à casa das pessoas aos poucos. Mas também não para de se desenvolver. Tanto que a TV com inteligência artificial, um aquecedor inteligente e vários outros já podem ser adquiridos. No caso da TV com inteligência artificial, a LG tem sido uma das maiores difusoras no Brasil. Chamando sua tecnologia de ThinQ, a empresa vem facilitando o cotidiano dos seus usuários.

TV Robô

Como uma TV com inteligência artificial funciona?

Sem dúvida, o principal objetivo da inteligência artificial nos eletrodomésticos e eletrônicos é aumentar a comodidade do usuário. Por isso, uma TV com AI tem funções que permitem ao consumidor controlá-la sem muito esforço. A tecnologia começa por aceitar comandos de voz. Então, caso você deseje mudar de canal, pausar uma imagem, aumentar o volume, abrir um aplicativo ou outro, basta dizer isso à TV. Com a programação que o equipamento possui, ele fará exatamente o que você mandar e isso elimina a necessidade de utilizar o controle remoto, ou mesmo de se levantar e utilizar os botões da tela.

Mas não são apenas as funções mais simples que estão disponíveis, na verdade, a TV com inteligência artificial também é capaz de entender outros comandos, como “pesquisar tal coisa”. Então, se você estiver assistindo a um filme e gostar da música na cena, pode pedir à TV que pesquise “qual a música que toca na cena X de tal filme?”. O aparelho te dará resultados com base no site de pesquisa do Google, apresentando na tela o que foi pesquisado, aliás, a capacidade de interpretação do sistema é ampla. Então, não é necessário falar de forma muito esspecífica. Com apenas algumas palavras, o dispositivo pode entender o desejado.

Google Assistente no AI da TV

As funções de uma TV inteligente são auxiliadas pelo Assistente Virtual do Google, que já é bem avançado tecnologicamente. Hoje você consegue dar comandos de voz ao seu celular Android, não é mesmo? Isso acontece graças ao Google Assistente, que consegue interpretar seus pedidos.

E que tal pedir para que a TV execute o filme X que está disponível na Netflix? Ao receber esse comando, o aparelho fará a pesquisa automática dentro do aplicativo e passará a reproduzir o conteúdo na tela.

Toda essas funcionalidades estão disponível porque as televisões, e até alguns controles remotos, possuem microfones para a captação da voz.

A LG e outras marcas também trabalham hoje o controle remoto como mouse. Ou seja, em alguns modelos de televisão, basta apontar o controle para a tela e escolher a ação desejada clicando em um único botão. Como se você estivesse utilizando o mouse em um computador.

Interação e aprendizado da TV

A interação da TV com outros dispositivos e o usuário é outra base de uma TV com inteligência artificial. Por meio dela, o indivíduo consegue utilizar a televisão e smartphone para uma mesma função.

Por exemplo: é possível encaminhar o pesquisado na TV para a tela do celular. Ou ainda utilizar o smartphone como controle remoto. As opções são variadas, e mudam conforme a fabricante da TV e da inteligência artificial.

Além disso, a plataforma inteligente consegue aprender com o hábito de consumo do consumidor. Um exemplo simples: ao perceber que o usuário mantém o volume do aparelho no 10 na maior parte do dia, a TV vai ligar sempre no volume 10, mesmo que tenha sido desligada em um volume mais alto.

Tudo isso vem sendo aprimorado, e nem toda tecnologia já chegou ao Brasil. Mas os aparelhos novos no mercado têm buscado se desenvolver, para trazer uma experiência ainda mais simples aos usuários.

A inteligência artificial nos eletrodomésticos

Apesar de chamar muita atenção, a inteligência artificial nas TVs não é a única hoje. Na verdade, diversos outros eletrodomésticos vêm sendo aprimorados com essa tecnologia.

A IA está presente em aparelhos como smartphones, geladeira, fogão, computador e eletrodomésticos. Para a maioria deles, o que se destaca é o aprendizado da máquina, como o exemplo citado do volume na TV.

Logo, os aparelhos acabam aprendendo os hábitos de consumo do usuário e buscam facilitar o seu dia a dia. Pode parecer um filme de ficção científica mas, na verdade, nunca as soluções apresentadas nestes filmes estiveram tão próximas da realidade.

Imagine que você tenha um aquecedor em casa. Com o tempo, este aparelho pode perceber que, durante o dia, ninguém está em casa, e que não é necessário refrigerar o espaço com tanta intensidade. Mas então, a partir de determinado horário, essa refrigeração é ligada, todos os dias, sempre na mesma temperatura escolhida pelo indivíduo.

Com o tempo, esse aquecedor vai passar a realizar o liga e desliga sozinho da sua refrigeração. Essa é a ideia de aprendizado da máquina, para que não seja necessário que o usuário realize tarefas simples do cotidiano. As máquinas realizarão por ele!

E então, ficou interessado em uma TV com inteligência Artificial? O aparelho pode ser cheio de facilidades, não é mesmo? Sabendo aproveitá-lo, seu dia a dia será muito mais prático!

Receba mensalmente novos cupons