Tecido suplex é grosso? Quais as vantagens?

Querendo entender melhor sobre tecidos e produtos têxteis? Que tal acompanhar este artigo e conhecer mais sobre o suplex. Descubra aqui se o tecido suplex é grosso, quais suas vantagens, como ele é produzido e muito mais.

O ramo têxtil é uma área em que muitas pessoas podem ter sucesso, mas para isso é importante que essas pessoas conheçam bem os tecidos disponíveis no mercado, como eles se comportam e qual o melhor uso para cada um deles. Entre as muitas possibilidades nesta área, está o suplex, um tecido muito usado na moda fitness, especialmente para a fabricação de shorts e calças conhecidas como calça legging. Neste artigo, falaremos mais sobre esse tecido, desde como ele é produzido, quais os tipos disponíveis e como aplicá-los, até detalhes como se o tecido suplex é grosso? Quais suas vantagens e muito mais, acompanhe e saiba tudo o que é preciso saber sobre esse produto.

tecido duplex

O que é o tecido suplex?

Como mencionado, o suplex é um tipo de tecido muito usado na fabricação de calças e roupas fitness, sua fibra composta por dois tipos de materias pode ser produzida em duas versões, uma com poliéster com elastano e uma com poliamida com elastano. O suplex de poliéster trata-se uma malha mais fina e maleável e, consequentemente mais transparente também. Já o suplex de poliamida é o inverso, trata-se de um tecido mais encorpado, firme e resistente que, além de promover uma maior compressão, também conta com uma menor chance de apresentar transparência. No entanto, mesmo o suplex de poliamida que é mais grosso, pode acabar sendo um pouco transparente, esse quesito dependerá diretamente da gramatura que o tecido apresenta. Geralmente os tecidos com gramatura superior a 300. Existem diferenças físicas entre as duas variações de suplex também, o suplex de elastano, por exemplo, além de ser um tecido com maior tendência a transparência, por ser mais fino, também é mais liso e possui um certo brilho, isso acontece porque o elastano é obtido através do petróleo. Esse tipo de matéria prima, torna o suplex de elastano mais resistente a lavagens e menos suscetível a pelos. Diferentemente do suplex de poliamida que tem como matéria prima o nylon. O que faz com que o tecido além de ser mais encorpado, resistente e macio, também seja mais sensível às lavagens, podendo formar bolinhas e a pelos.

Qual a diferença entre o tecido suplex e a lycra?

É comum encontrar pessoas que confundem o suplex com a lycra, especialmente quando falamos do suplex de elastano que também conta com uma aparência lisa e “brilhante”. No entanto, estes são dois produtos diferentes que devem ser empregados de maneiras diferentes. a primeira e mais importante diferença entre esses dois tecidos é que a lycra possui uma elasticidade muito menor que o suplex. Enquanto o suplex é capaz de ser esticado em todas as direções, cedendo igualmente, a lycra pode ser esticada apenas em uma direção, geralmente na largura, quando forçada no sentido da altura / comprimento ela não cede praticamente nada. Outra diferença que vale a pena ser comentada é relacionada a higienização, roupas de lycra são higienizadas mais facilmente que as roupas de suplex e por isso, também são indicadas para a produção de biquinis, maiôs e outras peças de banho.

Afinal, o tecido suplex é grosso?

Se você está preocupado sobre o fato do tecido suplex ser grosso ou não, saiba que a resposta para essa questão dependerá do tipo de suplex em questão. Como vimos anteriormente, o suplex de elastano é mais fino e maleável, já o suplex de poliamida é mais grosso e resistente. Mas lembre-se que, considerar a gramatura do tecido também é importante, por isso influenciará diretamente no fato do tecido suplex ser grosso ou não.

É importante que você saiba que existem dois suplex no mercado, o primeiro escrito com um ‘P’ só se refere ao tecido abordado neste artigo, já o segundo com ‘PP’ trata-se da marca registrada de uma empresa. Por isso, não se espante se você encontrar peças de roupas de outros estilos e modelos com uma etiqueta escrita “supplex”. Esta pela se tratará de um item de uma marca e não de um produto específico.

Quais as vantagens de optar pelo tecido suplex?

A primeira das vantagens de escolher um tecido suplex, seja ele de elastano u poliamida é que este tipo de tecido é muito mais maleável e confortável que a maioria. Além dele esticar e voltar a sua forma original apenas com o movimento do corpo, ele também necessita de uma rotina de lavagem mais simples e ágil e um tempo de secagem muito menor. Outra vantagem é que, apesar do que se pode imaginar esse tipo de tecido é muito mais barato do que a lycra, que possui menor elasticidade. Além disso, o suplex absorve muito melhor o suor e não precisar ser passado.

É interessante que você saiba também que, independentemente do tipo de suplex é possível encontrar este tecido em várias cores e estampas diferentes. com preços e condições de entrega diferentes também.

calça legging suplex

Onde comprar um tecido suplex?

Existem muitas maneiras de compra um pedaço de suplex ou mesmo um lote. A primeira e mais comum de todas é visitar uma loja física, escolher o modelo, as cores e/ou estampas e conhecer pessoalmente as opções de tecido. A segunda é buscar em sites de lojas e plataformas de vendas pedaços ou peças de tecido d acordo com as suas necessidades. agora que você conhece melhor o tecido suplex, sabe se ele é grosso ou não e viu quais as vantagens de contar com ele, será bem mais simples escolher qual dos dois é o mais indicado para você.