Dormir bem faz toda a diferença e para muitas pessoas, ter mais espaço é a maneira ideal para que o sono seja tranquilo e recarregue as energias do corpo. Você está procurando por camas e quer saber qual a diferença de King Size e Queen Size? Confira a seguir as principais diferenças e porquê elas são tão populares.

Todo mundo sabe que um sono tranquilo e confortável é responsável por garantir o bem-estar e a recuperação do corpo depois dos esforços diários. Pensando assim, sabemos que dormir as oito horas por dia pode garantir bem mais que um descanso, já que pesquisas afirmam que é durante o sono que absorvermos tudo o que aprendemos durante o dia. E para que o sono seja perfeito, além de um bom colchão, é necessário ter espaço suficiente para acomodar bem o corpo. Alguns casais enfrentam dificuldades na cama, quando falamos de espaço, afinal, uma cama de casal tradicional possui, em média, 1,88 metros de comprimento por 1,38cm de largura, podendo variar conforme o fabricante. Mas o problema de falta de espaço pode ser resolvido, quer saber como? Continue a leitura e conheça mais sobre todas as camas do mercado.

levantando da cama

Diferença entre os tipos de cama

Já sabemos que uma boa cama, faz toda a diferença em um dormitório. Espaço, conforto e qualidade do sono fazem toda a diferença na hora da escolha, por isso, tantos casais estão em busca do leito perfeito. Conhecendo a necessidade de conforto das pessoas, as camas foram ficando cada vez maiores e, desta forma, surgiram as camas King Size e Queen Size. Se você já fez uma pesquisa em lojas ou mesmo em sites especializados em móveis, já deve ter percebido que existe vários tipos de camas com tamanhos e especificações diferentes. Pensando em sanar todas essas dúvidas que cercam o mundo das camas, preparamos um guia e falaremos sobre todos os tipos de cama, são elas:

  • Cama de solteiro;
  • Cama Solteirão;
  • Cama de Casal;
  • Cama Queen Size;
  • Cama King Size e;
  • Cama Super King Size;

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? Veja a seguir!

Cama de Solteiro

A principal característica da cama de solteiro é que nela cabe apenas uma pessoa. Suas medidas, quando para adultos são, usualmente: 78 centímetros de largura e 188 centímetros de comprimento. As camas de solteiro são utilizadas por adultos solteiros, adolescentes e crianças. Devemos ressaltar que muitas camas infantis possuem tamanhos especiais, já que a maioria dos quartos atuais são decorados de forma planejada.

cama de solteiro

A principal vantagem deste modelo de cama é seu preço, que é muito mais barato que as outras.

Cama Solteirão

A cama Solteirão é aquela cama para as pessoas que não gostam do pouco espaço ofertado pelas camas de solteiro, mas que não querem – ou não podem – ter uma cama de casal no quarto, seja pelo valor ou pelo espaço.

cama solteirão

As camas tipo ‘Solteirão’ possuem os mesmos 188 centímetros de comprimento, porém, são mais largas que as camas de solteiro convencionais, elas possuem, em média, 110 centímetros de largura.

Cama de Casal

Muitas pessoas costumam dormir sozinhas em camas de casal, afinal, o espaço é bem maior, já que elas foram projetadas para que duas pessoas dormissem. Este mobiliário apresenta em média 138 centímetros de largura e os mesmos 188 centímetros de comprimento que as camas de solteiro e solteirão possuem.

cama de casal

A maior vantagem deste móvel é o fato de serem bem mais em conta que as camas Kign Size e Queen SIze. Além disso, as roupas para cama de casal são muito mais fáceis de serem encontradas. Por outro lado, elas ofertam apenas 69 centímetros quando duas pessoas dividem o espaço, ou seja, 10 centímetros a menos que uma cama de solteiro.

Cama Queen Size

Ofertando em média 79 a centímetros por pessoa, quando duas usarem, ao mesmo tempo, a cama Queen Size se tornou muita famosa, principalmente entre as pessoas mais altas, afinal, ela possui de comprimento 198 centímetros.

cama queen size

Para casais mais espaçosos, este móvel é uma excelente opção. Uma desvantagem citada por proprietários deste mobiliário é que para varrer ou passar o aspirador de pó embaixo é muito complicado. Tudo isso se dá devido ao fato que a cama Queen Size não possui estrado como a cama de casal convencional, ela possui uma estrutura que recebe o colchão por cima. E, esta estrutura além de ser baixa e deixar pouco espaço até o chão, é bastante pesada, dificultando a limpeza.

Cama King Size

King Size é aquela que traz um bom espaço para cada pessoa, afinal são 193 centímetros de largura, isso mesmo que você leu. A cama King Size oferta, em média, 93 centímetros para cada pessoa do casal, resolvendo o problema de brigas por espaço.

cama king size

Além de mais larga que as outras, ela também é mais comprida, trazendo 198 centímetros, se tornando ideal para aquelas pessoas que são bastante altas. E, assim como, a cama Queen Size ela também possui uma estrutura onde se deve colocar o colchão. Desta forma, as mesmas dificuldades para limpeza que encontramos na cama Queen, teremos na King Size.

Cama Super King Size

Conhecida também como Super King, é a melhor e maior cama de casal atualmente. Geralmente é fabricada com tecidos de maior qualidade, quase sempre antialérgicos e bem acabados. Além disso, é a maior delas medindo, em média, 1,93cm x 203cm.

cama super king size

A cama Super King Size é recomendada por pessoas grandes e/ou para aqueles que prezam pelo máximo conforto e qualidade.

Diferença de Queen Size, King Size e Super King

Agora que já conhecemos todos os tipos de cama que existem, vamos conhecer as diferenças entre as camas Queen Size, King Size e Super King sendo a primeira e principal diferença entre elas o tamanho, como já foi dito anteriormente, a cama King Size é um pouco maior que a Queen Size e a King Size a “rainha” de todas. Compare na tabela a seguir:

Cama: Casal Queen Size King Size Super King
Largura 128/138cm 158 cm 186 cm 198 cm
Comprimento 188 cm 198 cm 198 cm 203 cm

Uso, vantagens e desvantagens de cada cama box

Sabemos que as camas Queen Size são consideradas as camas intermediarias para casais. Habitualmente, elas são usadas por casais, mas não impede que apenas uma pessoa durma nela. Deve-se salientar que camas Queen e King Size são recomendadas para pessoas muito altas e com sobrepeso elevado, já que não utilizam estrado e sim uma estrutura que sustenta o colchão. Outro ponto a ser destacado no uso destes mobiliários é que as camas King Size são utilizadas, na maioria das vezes, em quartos de luxo. Mas nada impede que meros mortais tenham este sonho de cama em seu quarto.

E assim como falamos das melhores vantagens que as camas de solteiro, solteirão, casal, Queen, King Size e Super King oferecem, precisamos citar as desvantagens que elas apresentam. A primeira delas é quanto ao espaço utilizado, por serem camas bem grandes, elas não cabem em ambientes pequenos. Outro ponto negativo é a dificuldade em encontrar roupa de cama, não é impossível, entretanto, não é facilmente encontrado como a roupa para cama de casal convencional. Por fim, a pior desvantagem das camas King e Queen Size é o preço.

Com relação as camas Super King, elas são recomendadas por aqueles que buscam mais espaços ou pessoas muito grandes e/ou obesas. A principal desvantagem da Super King Size é o preço já que trata-se de um produto topo de linha, além disso, é necessário ter um quarto com bom tamanho para que ela não tome todo o espaço e o preço dessa cama é o mais alto entre elas.

Qual densidade de colchão escolher?

Para essa pergunta vamos consultar a Tabela de Biotipo da INER que leva em consideração o peso e altura de cada indivíduo. Veja a tabela abaixo:

tabela densidade colchões

Se preferir colchão de molas, os valores são os seguintes:

Bonnell e Pocket – pessoas com até 90kg;
Superlastic – pessoas com até 110kg;
LFK – pessoas com até 120kg;
Miracoil – pessoas com até 150kg.

Melhores marcas de camas e colchões

Se você está pensando em comprar um colchão novo, considere investir um pouco mais e comprar um produto de qualidade, pois u metro de nossas vidas passamos em cima de colchão. Atualmente temos excelente marcas nacionais, mas vale o destaque para Ortobom, Castor, Orthoflex, Herval e Probel.

Colchão magnético e infravermelho funciona? Quais as melhores marcas?

Esse é um assunto extremamente polêmico e, provavelmente termos que dedicar um novo artigo somente a este assunto, no entanto, podemos adiantar que ainda existem poucas evidências da real eficácia do magnetismo para alívio de dor e outros possíveis benefícios. Na verdade alguns trabalhos relatam malefícios em úlceras por pressão. De todo modo, se optar por comprar um colchão magnético e/ou infravermelho as melhores e pioneiras marcas são a Kenko Patto e a Nipponflex, contudo são produtos de valor muito elevado, principalmente pelo fato de repassarem altas comissões aos vendedores.

E agora que você já conhece quase tudo sobre colchões e camas, é hora de partir para as compras!

Receba mensalmente novos cupons