Quais aparelhos transformam tv comum em Smart TV?

Com tantas possibilidades, conheça aparelhos transformam tv comum em Smart TV, a diferença entre eles e saiba qual escolher.

Com o passar dos anos as televisões evoluíram, as imagens ficaram mais nítidas, o som mais real e a conectividade chegou a elas. Porém, os preços continuaram altos e nem sempre fica acessível trocar o aparelho. Para conseguir utilizar todos os recursos que são possíveis em uma televisão inteligente, existem aparelhos transformam tv comum em Smart TV e fazem com que se economize um bom dinheiro.

Ao fazer essa mudança que não pesa no bolso é possível adicionar novas funções ao aparelho e com isso utilizar aplicativos, assistir filmes e séries online, navegar na internet, espelhar o celular e outros. Qualquer televisão com uma entrada HDMI permite que seja feita essa mudança, basta apenas escolher quais aparelhos transformam tv comum em Smart TV que serão utilizados.

TV Homer Simpson

Aparelhos transformam tv comum em Smart TV

Existem diferentes maneiras de fazer com que uma televisão ofereça os recursos de uma smart, é preciso apenas escolher um deles e analisar qual melhor se encaixa as necessidades. Veja algumas das possibilidades.

Computador: Um computador pode ser conectado a tv ou um notebook, dessa forma é possível realizar todas as atividades no aparelho. Será possível, por exemplo, assistir a uma série na televisão comando com a conectividade e funcionalidade do computador. Essa alternativa é válida para quem já possui um computador e tem facilidade para descolocar, isso porque ele pode ter um custo alto e dependendo do uso acaba sendo pouco viável.

Dongles: Esses são equipamentos para quem está buscando gastar pouco, mas, assim como na situação anterior exigirá que se tenha um outro equipamento disponível. Os dongles são instalados na entrada HDMI, são pequenos e bastante discretos. Eles irão espelhar a tela de um smartphone, ou seja, precisão do aparelho e são conseguirão utilizar os recursos que estejam instalados no celular. Ele permite que tudo o que é feito no smartphone seja reproduzido a tv, funcionando como um espelhamento de tela.

Videogames: Os videogames mais modernos como o PS4 ou Xbox One contam com diferentes recursos de entretenimento e são aparelhos transformam tv comum em Smart TV, mas, muita gente não se lembra deles. Com a possibilidade de rodar diversos aplicativos, eles podem muito bem substituir outros equipamentos que seriam utilizados para essa finalidade, deixando de ser apenas para jogos. Apesar disso, vale lembrar que eles possuem algumas limitações e tem um valor alto.

Boxes: Esses são dispositivos que funcionam como um mini computador que transformam as tvs em smarts. Eles possuem um tamanho pequeno, se conectam por uma entrada HDMI e vem com um controle. Diferente dos casos anteriores ele não precisará de nenhum outro equipamento para que possa funcionar, basta instalar na televisão que todo o processamento e funções ocorrerão nele, entretanto é preciso que seja disponibilizada uma conexão com a internet via wi-fi ou cabo. Eles já vêm com um sistema operacional, na maioria das vezes o Androide, tem uma interface própria e são produzidos por marcas sem grande visibilidade ou que não pretendem incluir no mercado um produto com configurações próprias. A vantagem é que são compactos e possuem preços que podem ser considerados acessíveis, sendo interessante para economizar dinheiro e espaço.

Xiaomi Mi Box 4K: Esse é um boxe de boa qualidade e que possui um preço razoável pela qualidade que oferece. Ele é compacto e vem com um controle, esse permite que sejam realizadas pesquisar por voz, pois, possui um microfone embutido. O sistema operacional utilizado é o Android TV, consegue reproduzir os vídeos em 4K e possui uma porta USB que permite acoplar dispositivos para aumentar a sua memória.

Minix Neo U9-H: Outro aparelho que pode ser usado para transforma tv é o Minix Neo U9-H que também se trata de um box. Ele conta com o Android 6.0.1 e tem uma interface intuitiva e fácil de navegar. A configuração com processador Octa Core Cortex A53 Processor e RAM de 2GB DDR3 permite que sejam vistos vídeos e se consiga uma boa capacidade para rodar jogos.

Amazon Fire TV Stick Basic Edition: Esse é um dispositivo desenvolvido pela Amazon e que fica entre um box e um dongle. Ele possui o formato de um pen drive, porém, conta com um controle para que não seja preciso usar outro dispositivo para enviar os comandos. O sistema e menu são próprios, isso faz com que se tenha algumas restrições de uso, pois, não se consegue acessar qualquer app, pois há limitação apenas ao que estão disponíveis na loja do Amazon.

Apple TV: Ele é desenvolvido pela Apple e conta com um sistema operacional próprio. O funcionamento e bastante similar ao dos boxes, entretanto é de uma grande fabricante que investiu em seu desenvolvimento e oferece acesso a um conteúdo exclusivo. Quem utiliza o Apple Tv possui o sistema operacional tvOs que garante acesso a um catálogo exclusivo e bastante amplo. Ele já conta com diferente versão, algumas que reproduzem imagens em 4k, mas, os preços nem sempre são acessíveis.

Chromecast: O Chromecast é um aparelho próprio da Google e não tem o formato de caixa, suas versões já se assemelharam a um pen drive e um plug com haste flexível, por ser mais compacto pode ser bastante útil em tv que ficam fixadas na parede. Ele possui o app Google Home com versões para Android, iPhone (iOS), MacOS, Windows e Chrome OS. O seu funcionamento se assemelha muito ao do dongle, isso porque não conta com um controle remoto próprio, todos os comandos são enviados por meio de um smartphone ou tablet. Em relação aos valores acaba sendo mais em conta que o Apple Tv e possui compatibilidade com alguns boxes.

Wireless Display Adapter: Esse é um equipamento desenvolvido pela Microsoft e que funciona com Windows 10 e Windows 8.1 e algumas poucas versões do Android. Ele possui o formato de um pen drive e funciona como um dongle, pois, exige um outro aparelho para que possa espelhar as imagens.

Já existem diversos aparelhos transformam tv comum em Smart TV, basta escolher um tipo para que se tenha acesso a muito mais recursos na sua tela.