O que fazer quando celular cai na agua? Secar com secador?

Quem nunca deixou o celular cair na água e entrou em desespero? Você sabia que há maneiras fáceis e práticas de salvar seu aparelho do afogamento sem que ele queime? Continue a leitura e aprenda o que fazer!

A maioria de nós tem, ao menos, um aparelho celular, em muitos casos, temos até mais de um e, muito provavelmente, já passamos por apuros quando se trata deste equipamento eletrônico. Afinal, somos tão dependentes dele, que ficar sem ele por algum tempo é desesperador para algumas pessoas. E os problemas são os mais diversos, passando pelos mais simples e indo até os mais complexos, como deixá-lo cair na água. Se o seu aparelho de celular já foi nadar, você já deve ter escutado que é o fim de vida dele. Entretanto, você sabia que há algumas maneiras de salvá-lo? Veja a seguir como fazer esta operação de salvamento!

celular na privada

O que fazer quando celular cai na água?

Quando um aparelho de celular cai na água, a maioria de nós apenas senta e chora, afinal, na nossa cabeça, tudo o que se passa é que o aparelho queimou. Entretanto, alguns especialistas dão dicas para salvar o equipamento sem que ele sofra grandes avarias. Conheça essas dicas agora:
1. Retire o aparelho da água
Meio óbvio não é mesmo? Mas quanto mais rápido você retirar o aparelho celular de dentro da água, menor serão os estragos que ele pode sofrer. Portanto, se o seu telefone portátil caiu na água, corra e retire-o do líquido.
2. Desligue-o
Depois de retirar da água, se apresse em desligar o aparelho, se for possível, retire a bateria e separe todas as partes possíveis. Ou seja, tudo o que você está fazendo é cortar a fonte de energia do aparelho. Se o seu celular for um iPhone ou outro modelo que não retira a bateria, pule para o próximo passo.
3. Retire o chip, o cartão de memória e quaisquer outros componentes
Agora que você já tirou a bateria, chegou o momento de retirar o cartão de memória, o chip e outro componente que estiver em seu aparelho, portanto, retire tudo o que puder do aparelho para tentar secá-lo.
4. Seque o aparelho
Agora que você desligou o equipamento eletrônico, retirou bateria (se for possível) e todos os outros componentes que estão dentro dele, chegou o momento de secá-lo. Use um pano macio que ser bastante absorvente, não utilize, em hipótese alguma, guardanapos ou pedaços de papel, eles podem interferir diretamente no funcionamento do smartphone.

Como secar o aparelho celular?

Já dissemos que uma das opções para secagem do aparelho celular é utilizar um pano macio que absorva o máximo de água possível. Atenção, cada parte do seu smartphone deve ser secada individualmente, com bastante cuidado e evitando, ao máximo, o forte atrito com as partes do seu equipamento eletrônico.

Posso secar com o secador de cabelo?
Uma das opções que a maioria das pessoas usa e acredita ser a melhor para a secagem de um aparelho celular que caiu na água é o uso do secador de cabelo. Entretanto, é necessário ter muito cuidado na hora de utilizar o secador para retirar a agua que está em seu aparelho celular. É verdade que em alguns artigos da internet, recomendam o uso do secador. Contudo, é preciso tomar cuidado com o calor emitido pelo equipamento. O calor excessivo pode soltar uma solda, descolar algum componente interno importante e, desta forma, fazer com que seu aparelho deixe de funcionar.

Então posso usar o aspirador de pó?
Outra ideia que muitas pessoas têm é que o uso do aspirador de pó é apropriado para a secagem de um aparelho, afinal, com ele, é possível aspirar as gotículas de água que estão no equipamento. Cuidado com o uso do aspirador, a força que ele usa para sugar pode ser capaz de danificar e, até mesmo, arrancar botões e conectores do seu smartphone.

Então, o que devo fazer quando o celular cair na água?

Nós esperamos que o seu smartphone nunca caia dentro da água, mas se algum dia isso acontecer, fique atento aos passos que demos anteriormente para evitar que seu equipamento queime. Após seguir todo o passo a passo de desligar o aparelho, retirar chips, cartão de memória, bateria e outros componentes prepara-se para a missão de salvamento. Procure em sua casa um saco de arroz (quanto mais melhor), coloque todas as partes retiradas dentro do pote de arroz. Atenção, quanto mais tempo o aparelho ficar dentro do arroz melhor, afinal, o grão tem um alto poder de absorção e ajudará a sugar a água que entrou no seu smartphone. Alguns especialistas dizem que o tempo mínimo dentro do arroz é de 24 horas, outros preferem que o aparelho fique por 72 horas dentro do pote, já que quanto mais tempo, mais água será absorvida.

Posso substituir o arroz?
Sim, é possível utilizar outros itens como areia para xixi de gatos, que é um excelente material absorvente e de fácil acesso. Outro material que é muito absorvente, porém, não é encontrado tão facilmente, é o gel de sílica. Ele é encontrado naquele saquinho branco que vem em roupas e sapatos, usado para absorver a umidade do ar e assim conversar os produtos. Depois de seguir todos esses passos, existem duas opções:

A primeira é você montar e ligar seu aparelho em casa mesmo, correndo o risco dele queimar ao tentar ligá-lo. A segunda e mais indicada é levar o aparelho até uma empresa de confiança, para que ela termine de secar o smartphone e religue com total segurança.

Agora que você já sabe o que fazer quando o seu celular cair na água, não precisa se desesperar, basta seguir o passo a passo dado anteriormente, não esquecendo de desligar e retirar todas as peças do seu celular para evitar de queimar.

É importante lembrar que é possível usar o secador de cabelo, entretanto, é necessário ter bastante cuidado para não soltar componentes e soldas afim de não danificar seu celular. E para qualquer dúvida, leve o aparelho o mais rápido possível para a assistência técnica.