Ouviu falar, mas não sabe o que é visagismo? Acompanhe o texto e descubra como essa técnica pode valorizar a beleza de alguém!

Você já ouviu algo como “essa sobrancelha não combina com seu rosto”? Ou que seu corte de cabelo “não valorizou sua personalidade”? Comentários assim podem, às vezes, parecer infundados. Mas para um especialista em visagismo, eles fazem todo o sentido. Isso porque, o visagismo é uma técnica que busca “harmonizar” a beleza do rosto de cada pessoa. Ou seja, é uma técnica que pensa como o desenho da face pode ser valorizado, por meio do desenho das sobrancelhas, tipo de corte do cabelo, maquiagem e até coloração das madeixas.

O termo ainda é recente no Brasil, mas vem tomando conta dos salões de beleza. Por meio das suas técnicas, cada indivíduo ganha um “visual ideal” para valorizar sua beleza natural. É possível, entre outras coisas, deixar as sobrancelhas mais arqueadas e transmitir uma sensação de poder. Ou, quem sabe, escurecer os cabelos e passar o visual de maior seriedade. Ou encontrar dicas de maquiagem que vão fazer com que você pareça mais profissional…

Claro que uma avaliação deste tipo apenas sugere as mudanças no visual de alguém (são sugestões do profissional, e não uma imposição). Elas são indicadas para valorizar a beleza que cada indivíduo já possui, e não para alcançar um padrão de beleza estabelecido, até porque, ao longo dos anos os padrões mudaram.

Entenda melhor o visagismo

O principal estudioso de visagismo do Brasil é Philip Hallawell. Ele diz, por exemplo, que rostos que possuem linhas retas têm sinais de determinação e força. Harmonizar o visual com essa percepção destacaria ainda mais essas características. Vale dizer, porém, que um profissional do visagismo vai além da avaliação do visual do indivíduo. Na verdade, para chegar à harmonia perfeita, um designer de sobrancelhas, o cabeleireiro ou outro especialista da beleza consideram também a personalidade e até o dia a dia do cliente. Por isso, encontrar o “visagismo de cada um” é um processo. São feitas perguntas sobre sua profissão, sobre como as pessoas te “enxergam”, seus hábitos e mais.

Considerando o todo, o processo de construção do look de alguém tende a ser mais acertado para transmitir o desejado e, principalmente, agradando o dono do visual. Considerando a personalidade, o especialista Philip Hallawell, que escreveu o livro “Visagismo: harmonia e estética”, destaca quatro arquétipos de personalidade. São eles:

  • Sanguíneo, que caracteriza um indivíduo enérgico e extrovertido;
  • Colérico, que transmite o visual de poder, independência e liderança;
  • Fleumático, ligado à serenidade e espiritualidade; e
  • Melancólico, o temperamento de pessoas elegantes, quietas, meigas e sensíveis.

Conhecendo essas “regras” e cruzando dados da beleza, formato do rosto e dia a dia do indivíduo, um profissional do visagismo consegue encontrar as melhores soluções para o visual.

Como aproveitar do visagismo?

Apesar da maioria dos profissionais do mercado ser qualificada, nem todos aplicam as recomendações do visagismo, afinal, como explicado, o termo e a técnica são relativamente novos no Brasil. Pensando nisso, caso você deseje aproveitar deste cuidado, vai precisar pesquisar. Quando realizam esse tipo de serviço, os profissionais e espaços de beleza fazem questão de divulgá-lo. Isso já que este é um grande diferencial em relação aos concorrentes, então, pesquise no Google ou outro site de busca o termo visagismo mais o nome da sua cidade. Isso deve lhe apresentar uma lista de especialistas e locais que utilizam da técnica para valorizar a beleza do usuário. Depois de encontrar o que procura, uma dica é verificar a opinião de outros clientes sobre o atendimento. Tendo a certeza de que eles tiveram bons resultados, você saberá que o seu visual também será incrível!

Uma curiosidade é que um designer de sobrancelha, um cabeleireiro ou outro profissional da beleza podem atuar muito bem em visagismo, mas se forem ainda mais especializados, eles serão chamados de visagistas.

O profissional que trabalhar com visagismo vai buscar entender o que cada cliente deseja passar com a sua imagem. Depois, observando seus traços, vai sugerir opções de composição que vão transmitir o desejado. Para essa análise, o profissional pede para que o cliente esteja com o cabelo preso e a pele sem maquiagem, assim, ele poderá compor um resultado sugerido de forma mais completa e cuidadosa, ou seja, o visagismo funciona para personalizar a imagem de cada indivíduo, em vez de fazê-los seguir padrões. Isso vale para homens e mulheres, e costuma oferecer ótimos resultados.

Como se tornar um visagista?

De modo geral, profissionais da beleza que realizam especialização criam uma ampla noção do visagismo, o que ele é e como utilizá-lo, mas para se tornar um especialista no assunto, é preciso buscar por capacitações específicas. Neste caso, é comum que redes e escolas já conhecidas no mercado da beleza ofereçam aulas sobre o assunto. Algumas, inclusive, oferecem curso online, para alunos que desejam aprender, mas não têm tanto tempo para se deslocar a uma sala de aula.

Se você deseja se tornar um profissional no assunto, ou se quer apenas aprender a técnica, pode pesquisar por cursos na sua cidade. Depois dele, você terá mais facilidade em harmonizar os diversos aspectos da beleza de alguém, para obter os melhores resultados.

Agora você já sabe o que é visagismo, para que ele serve e como aprender um pouco mais sobre o assunto. Não se esqueça: o papel do visagismo é personalizar a beleza de cada um, valorizando-a e esquecendo padrões supostamente estabelecidos como ideais.

Receba mensalmente novos cupons