O que é inverter no ar condicionado e geladeira?

Muitas vezes, não conseguimos acompanhar a velocidade em que as novas tecnologias são apresentadas e implantadas em nossas vidas. Pensando nisso, nós gostaríamos de saber se você sabe o que é inverter no ar condicionado e geladeira? Está na dúvida? Que tal acabar com todas elas agora? Continue a leitura e conheça tudo sobre a tecnologia inverter em aparelhos de ar condicionado e geladeiras!

Muitos eletrodomésticos já se tornaram parte da família e, por isso, são imprescindíveis nas atividades do dia a dia. A geladeira, a máquina de lavar e o ar condicionado estão cada vez mais próximos de todos nós. E para deixá-los ainda melhores, as empresas fabricantes se esforçam para trazer novidades tecnológicas a fim de facilitar, ainda mais, o trabalho doméstico. E uma das melhorias que mais vem chamando atenção dos consumidores é a tecnologia inverter, você já sabe o que ela faz ou do que se trata? Se ainda tem alguma dúvida, veja tudo o que separamos para você conhecer e se encantar com esta tecnologia que chegou para deixar a vida de todos muito mais feliz!

LG DUAL INVERTER

O que é a tecnologia inverter?

Visando otimizar a experiência que os consumidores têm com seus eletrodomésticos, a tecnologia inverter veio para controlar o fluxo de energia e, desta forma, regular a potência do compressor e, assim, fazendo com que estes aparelhos consigam consumir menos energia e produzir menos ruído, mas atenção: a tecnologia inverter é usada exclusivamente em equipamentos que possuem compressor, pois o controle se dá através dessa parte dos eletrodomésticos. Portanto, podemos afirmar que a tecnologia possui este nome, pois ela consegue diminuir o consumo de energia elétrica, além da redução do ruído produzido pelo aparelho e otimiza o funcionamento do mesmo.

Como funciona a geladeira inverter?

Agora que você já sabe o que é a tecnologia inverter, podemos explicar mais detalhadamente como esta inovação funciona nos aparelhos eletrodomésticos. Por conseguinte, iremos começar explicando como funciona a tecnologia inverter no refrigerador, confira a seguir!

Quando a geladeira possui a tecnologia inverter, ela funciona um pouco diferente dos refrigeradores convencionais, afinal, o compressor passa a perceber as variações que acontecem com a temperatura interna conforme a quantidade de alimentos acomodados em seu interior e com aquele famoso abre e fecha da porta que todos nós conhecemos bem. E, ao invés de diminuir a temperatura ambiente da geladeira, o compressor age para evitar essa diferença de condição, ou seja, o compressor irá sempre funcionar e evitar que haja aquele ‘tranco’ quando a temperatura diminui muito e precisa ser reestabelecida. Desta maneira, além de manter constante o consumo de energia, evitará os barulhos em excesso que acontecem quando o compressor é forçado.

Quais vantagens em ter uma geladeira inverter?

Depois de conhecer o que a tecnologia inverter tem para oferecer para o seu refrigerador, é de suma importância conhecer quais as vantagens encontraremos ao apostarmos neste eletrodoméstico.

geladeira Electrolux inverter

Geladeira mais econômica e silenciosa

Coma crise econômica que o brasileiro vem vivendo há alguns anos, a palavra economia se tornou queridinha de todos nós. Por isso, investir em um refrigerador com a tecnologia inverter pode ser uma excelente saída. A inovação trazida faz com que o compressor esteja sempre em funcionamento, evitando os picos de energia e as grandes oscilações para que a geladeira refrigere mais rapidamente. Além disso, o fato de não forçar o compressor na hora de gelar a geladeira faz com que ela seja mais silenciosa, já que essas oscilações são as grandes responsáveis por forçarem o compressor e fazer com que o barulho seja intenso. O grande diferencial para a economia que uma geladeira inverter terá, é que ao evitar os picos de energia e trabalhando de maneira contínua, a temperatura não irá oscilar e, desta forma, o consumo de eletricidade será menor.

Resfriamento e congelamento mais rápido

Já falamos que o compressor passa a atuar de maneira constante, o que irá variar será apenas a potência do funcionamento. Devido a isso, o resfriamento e o congelamento do equipamento acontecerá mais rapidamente. Devemos lembrar ainda, que a variação de temperatura será menor e, por isso, os alimentos armazenados ficarão mais frescos e conservados por um maior período. Alguns especialistas dizem que ao conservar melhor e por mais tempo os alimentos, há ainda a economia na hora de fazer as compras.

E como funciona o ar condicionado inverter?

E já que falamos tanto sobre a tecnologia inverter nos refrigeradores, que tal conhecermos mais sobre como a tecnologia atual nos aparelhos de ar condicionado? Veja a seguir! A gente sabe como o ar condicionado pode ser o grande vilão da conta de luz, entretanto, ele se tornou um grande aliado por todo o país na hora de aliviar o forte calor que, em muitos locais, dura o ano inteiro. Portanto, para muitos de nós, o ar condicionado se tornou um eletrodoméstico indispensável. Você já prestou atenção em como funcionam os aparelhos de ar condicionado convencionais? Quando ligamos os equipamentos eles começam a esfriar o ambiente, passam pela zona de conforto e atingem o máximo. Ao atingirem esta marca, eles entram em um modo de ‘hibernação’, como se estivessem desligados, quando o compressor do aparelho percebe que o ambiente esquentou, ele religa e recomeça todo o processo novamente, durante todo o período que ele estiver ligado. Esta oscilação entre temperaturas faz com que o compressor trabalhe mais e mais forte gastando mais energia e fazendo bastante barulho. Ou seja, todas as vezes que o ambiente esquenta e o ar condicionado ‘religa’, o compressor é forçado a trabalhar mais para garantir o resfriamento do lugar.

A tecnologia inverter, como dissemos anteriormente, veio para acabar com estes picos de força e oscilações de temperatura. Ela já existe nos aparelhos de ar condicionado modelo Split e faz muito sucesso entre seus usuários. O segredo para que o ar condicionado com a tecnologia inverter durar mais é exatamente o fato de que ele não liga e desliga constantemente e que o compressor mantém a velocidade controlada para que a temperatura do ambiente seja regular e confortável para todos.

O grande diferencial é que a inovação inverter permite que o compressor não seja desligado totalmente e, assim, quando for religado não sofre um pico de energia. As empresas afirmam que o diferencial é que ele inverte a frequência fazendo o controle da velocidade de compressão do ar. Para se ter ideia da economia que aparelhos equipados com a tecnologia inverter podem oferecer, consumidores afirmam que a redução do consumo de energia pode chegar a 60%. E esta economia só é possível, porque não há oscilações na temperatura, deixando-a o mais estável possível.

Quais as vantagens em ter um ar condicionado inverter?

E agora que já sabemos como funciona o aparelho de ar condicionado com a tecnologia inverter, vamos saber quais as vantagens que ele oferece, confira:

Economia de energia

Como já dissemos anteriormente, o consumo de energia pode ser reduzido em até 60%. Tudo isso se dá pela diminuição nas oscilações de temperatura que o ambiente sofrerá. Isto ocorre porque o compressor diminui e aumenta sua rotação gradativamente, evitando os picos de energia.

Controle de temperatura

Algo que incomoda muitos usuários de ar condicionado convencional é o fato dele atingir a temperatura máxima e desligar, causando o aumento da temperatura no ambiente. Com a tecnologia inverter isto não acontece, já que a temperatura fica sempre estável, regulada pelo usuário.

Diminuição de ruídos

Outro ponto forte dos aparelhos coma tecnologia inverter é o fato de que os ruídos são bem menores. Como o compressor está em uma rotação mais baixa e não se esforça para gelar o ambiente, ele é mais silencioso.

E agora que você já sabe o que é inverter no ar condicionado e geladeira chegou o momento de pensar se o investimento vale a pena. Faça as contas, pesquise e veja qual o tamanho da economia que você pode fazer ao adotar o uso de equipamentos com a tecnologia inverter.