O que é 4K? Qual a vantagem de uma TV 4K?

As tecnologias mudam constantemente e em uma velocidade que, muitas vezes, não conseguimos acompanhar. Você já reparou na quantidade de modelos e tipos diferentes de televisões existentes? Sabe o que é 4K e quais as vantagens de ter uma TV 4K? Que tal continuar a leitura e entender melhor do que se trata esta tecnologia? Confira a seguir!

A tecnologia que existe atualmente faz com que diversos modelos de televisões surjam quase que diariamente. Entretanto, é preciso saber que a tecnologia 4K não é tão recente assim, ela já foi alvo de críticas muito fortes e demorou bastante para cair no gosto popular. Que tal conhecer um pouco mais sobre o que é 4K e quais as vantagens de uma televisão com esta tecnologia, continue a leitura e entenda sobre o assunto.

O que é a tecnologia 4K?

4K é uma resolução de 3840 × 2160 pixels e uma das duas resoluções da TV UHDTV. Para nos aprofundarmos no assunto, é necessário entender que todas as telas, televisões e monitores, são feitas de pixels e que estes pixels são os pontos de luz que se iluminam quando a cor da imagem aparece. E, uma televisão com tecnologia 4K tem uma resolução, em torno, de 3840 pixels na horizontal e 2160 pixels na vertical.

Importante ressaltar que a resolução 4K, é tida como a resolução limite para aparelhos de televisão domésticos. Entretanto, quando chegou as prateleiras, a tecnologia não foi bem aceita pelos oftalmologistas, que afirmam que esta inteligência superou o olho humano e, por isso, poderia trazer prejuízos à visão. Segundo eles, o modelo ideal de televisão é a FULL HD, que apresenta excelente tecnologia e imagem de tela de cinema. Superados os primeiros perrengues com a medicina, a tecnologia 4K vem ganhando destaque tanto nos milhões de lares que está presente como nos cinemas mundo à fora. A principal diferença de uma tela HD para a 4K é que enquanto uma HD tem “apenas” 1 milhão de pixels formando a imagem na tela, a imagem formada em 4K tem até oito vezes mais pixels.

diferença 4k 8k

A Sony lançou seu primeiro projetor digital 4K em 2004, dentro da resolução conhecida 3840 x 2160 pixels, tendo 70 pés (aproximadamente 21 metros) e 840 polegadas. Esta configuração é apenas dois metros menor, em largura, que a tela de cinema IMAX. Se você está se perguntando o porquê desta tecnologia se chamar 4K, não tem segredo, o nome é oriundo da DCI (Cinema Digital, em tradução livre) para os aparelhos de projeção de cinema que fazem uso do laser na hora de projetar imagens em telas grandes. Com esta diferença, você já é capaz de entender porque a tecnologia 4K caiu no gosto das pessoas e faz parte do dia a dia que muitos de nós. Continue a leitura e conheça quais as vantagens e porque você deve investir em uma televisão com a resolução 4K.

tela de cinema IMAX

Quais as vantagens de uma TV 4K?

Depois de tudo isso que foi apresentado, você deve estar se perguntando: Mas, afinal, qual a vantagem de ter um aparelho televisivo 4K? Como dissemos anteriormente, a tecnologia foi criada pensando, principalmente, nas telas de cinema, entretanto, sua qualidade é tão incrível que, atualmente, muitas das telas espalhadas pelo mundo possuem esta tecnologia. E falando diretamente das vantagens, vamos abranger o assunto: imagem! Sim, a imagem de uma tela com a inteligência 4K é muito mais nítida que uma de FULL HD, basta lembrar que a tecnologia 4K possui quatro vezes mais pontinhos luminosos que os pixels encontrados em uma televisão de 1080. Porém, mesmo com toda essa diferença na quantidade de pixels encontrados nas duas tecnologias, deve-se frisar que para perceber a verdadeira diferença é preciso observar a tela 4K muito de perto. Ou seja, caso sua televisão fique distante dos seus olhos, esta vantagem não será percebida tão facilmente. Entretanto, se você possui em sua casa, um espaço próprio para assistir filmes e séries produzidos em 4k, equipados com um aparelho potente como o que estamos falando aqui, não pense que não será possível perceber a diferença. Afinal, quanto maior a imagem, maior a tendência de ruído na imagem, isso quer dizer que se você não possuir um bom equipamento, será possível ver os pontinhos formando a imagem na tela e ninguém quer isso, não é mesmo?

Devemos lembrar que a maioria das televisões vendidas atualmente possuem mais de 40 polegadas, contudo, muitas pessoas estão investindo cada vez mais em aparelhos maiores, alcançando facilmente, 80 polegadas. Devemos lembrar ainda, que adquirir um equipamento como este não barato, porém, existem inúmeras facilidades que permitem pessoas com menor poder aquisitivo.

Uma das grandes vantagens de se possuir um televisor com a tecnologia 4K é que você tem uma infinidade de material feitos exclusivamente com esta técnica. Aplicativos de streaming como a Netflix ou a Amazon liberam uma grande quantidade de filmes e séries produzidos com esta inovação. Tudo isso para você não perder nenhum detalhe na tela de alta resolução. Portanto, podemos chegar à conclusão que a melhor vantagem para quem deseja ter um aparelho de televisão com tecnologia 4K em casa é sobre o tamanho da tela. Afinal, esta resolução foi criada para que deseja ver o mundo em grandes telas, sem os problemas que tínhamos até alguns anos atrás.

Se você e sua família forem amantes de filmes e séries, é uma excelente opção ter um aparelho com a tecnologia 4K em casa para ver tudo o que desejarem sem passar por problemas na imagem.

Vale a pena uma TV 4K?

Vale a pena se você tiver conteúdo 4k para reproduzir. Apesar da tecnologia ter se popularizado, ainda são pouquíssimos os conteúdos com essa resolução. Então, não adianta nada ter uma Ferrari na garagem se ela só anda a 80km/h não é mesmo?!

E a resolução 8K?

8K é uma resolução de ultra-alta definição formando as dimensões totais de 7680 por 4320 sendo 33,2 megapixels na proporção 16:9. É uma resolução que deve suceder a resolução 4K, mas apesar de oferecer mais qualidade, ainda possui poucos equipamentos compatíveis e é uma tecnologia de valor elevado.