Você sabe o que é a caseína? Sabe como e para que utilizá-la no seu dia a dia? Descubra tudo o que você precisa no texto!

Com certeza você sabe que o leite possui cálcio, um nutriente fundamental para a saúde dos ossos e o bem-estar do organismo. Mas você já parou para pensar que existem outros nutrientes tão importantes quanto nessa bebida? Um deles é a caseína, uma proteína composta por aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir e, por isso, devem ser consumidos por meio dos alimentos.

O leite de vaca e seus derivados são a principal fonte de caseína que possuímos. Ela compõe 80% do conteúdo de proteínas deste alimento, e não se modifica com o calor e outras situações, então, não importa o processo pelo qual o leite passa, o nutriente sempre estará presente. A caseína também está presente no leite materno, o que só reforça a importância nutricional desta bebida no início da vida, em todo o caso, vale dizer que a caseína compõe apenas entre 20% e 45% do total de proteínas no leite materno, então, após determinada idade da criança, o pediatra pode sugerir o consumo do leite de vaca e outros produtos para reforçar a presença do nutriente na alimentação.

Outra curiosidade é que a caseína faz parte dos ingredientes de uma série de produtos na indústria. Como materiais adesivos, papel couche, alguns tipos de plásticos e colas. Sem contar em produtos farmacêuticos e mais, mas é bem provável que você esteja pesquisando sobre a caseína porque a viu em um suplemento alimentar. Acertamos? Pois o nutriente é bastante comum em suplementos tomados para exercícios físicos, por pessoas “comuns” ou atletas. No organismo, ela pode dar maior saciedade e energia para a prática esportiva.

caseína

Quais as vantagens da caseína?

São vários os benefícios de se consumir a caseína no dia a dia, seja em suplementos alimentares ou pelo consumo do leite e dos seus derivados. A seguir, listamos as principais vantagens deste nutriente. Acompanhe!

  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Auxilia na prevenção da perda de massa muscular, pois barra o processo de catabolismo. O catabolismo é a degradação de massa magra, que acontece em longos períodos sem alimentação (como o horário de sono);
  • Diminui a erosão dos dentes;
  • Promove a sensação de saciedade, pois sua digestão é feita de forma mais lenta. Assim, o indivíduo consegue controlar melhor a sua alimentação;
  • Melhora o esmalte dentário;
  • Auxilia na reparação das fibras musculares, evitando a dor muscular e prevenindo grandes danos aos músculos, especialmente após a realização de exercícios físicos; e
  • Possui alto valor nutritivo.

Cuidados importantes com a caseína

Apesar de todos os benefícios da caseína, é essencial ter cuidado na hora de consumir a proteína. Especialmente se esse consumo for feito por meio de suplementos alimentares e com o objetivo de melhorar a performance durante exercícios físicos. O cuidado é importante porque, segundo estudo, a caseína pode desencadear intoxicações e reações alérgicas em qualquer momento da vida. Isso acontece, especialmente, porque a caseína presente no leite de vaca e em suplementos não é a mesma do leite materno. O corpo humano já está acostumado à proteína do leite materno; às demais, não.

O que acontece é que há casos em que o organismo interpreta a caseína como um corpo estranho e que fará mal ao corpo, então, a proteína começa a ser combatida, levando à alergia e intoxicação citada. Para evitar problemas, é indicado diminuir o consumo de leite caso você perceba qualquer mal-estar após bebê-lo. Ou também após consumir qualquer derivado dele. Se o mal-estar se repetir, você deverá procurar um médico, para verificar qual sua causa.

Vale dizer que o leite é um dos alimentos que mais causa intolerância no mundo. Pesquisas indicam, inclusive, que 70% dos adultos brasileiros têm algum nível de intolerância após consumir leite de vaca ou derivados. Seja por causa da lactose, seja por causa da caseína ou outros componentes do produto.

A intolerância ao leite pode surgir em qualquer momento da vida, mesmo que você tenha consumido ele e seus derivados por muito tempo. Então, é importante ter atenção aos efeitos da bebida no organismo. De uma hora para a outra, ela pode não ser mais interessante para o seu consumo.

Caseína: por que visitar um médico antes do consumo?

Já o consumo da caseína por meio de suplementos só deve ser feito após uma visita ao médico, isso porque é importante que o especialista avalie o seu organismo e sua tolerância à proteína. Com base em alguns exames e avaliação, ele poderá indicar qual a quantidade ideal de caseína para que você alcance melhor performance física, mas sem prejudicar o seu bem-estar.

O suplemento de caseína é comercializado em pó. Normalmente, basta misturar cerca de 30 gramas do produto a 300 ml de água, e beber a mistura, mas, como citado, essas quantidades podem mudar conforme o organismo do usuário. Com esses cuidados tomados, será mais simples manter uma dieta saudável. Inclusive utilizando do suplemento de caseína.

Não se esqueça: utilizar a proteína em grandes quantidades e sem nenhuma orientação pode trazer problemas! Por isso, antes de adquirir o produto em uma loja, vá primeiro ao médico. Talvez, até, o especialista indique outros nutrientes mais eficazes para o seu corpo e objetivo.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a caseína, o que ela é e para o que serve. Você já utilizou algum suplemento do nutriente?

Receba mensalmente novos cupons