FalaFreud ou Zenklub?

Você já ouviu falar sobre os sites e aplicativos de terapia online? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto e mostraremos dois deles, acompanhe e descubra qual deles, vale mais a pena FalaFreud ou Zenklub?

A tecnologia aliada a internet trouxe uma série de ferramentas e possibilidades para tornar nossas vidas mais dinâmicas e melhores. Questões como contratação de serviços, compra de produtos dos mais variados tipos e acesso à informação e contato com pessoas de todo o mundo se tornaram mais simples e rápidas. Entre todas as possibilidades disponíveis atualmente, uma delas vem chamando muito a atenção nos últimos tempos e ganhando uma série de adeptos, estamos falando das consultas online, mais precisamente da psicologia online.

Neste artigo explicaremos como funciona a terapia online, quais são suas vantagens, quais são os aplicativos e sites mais procurados na área e como eles funcionam e muito mais. Acompanhe e entenda mais sobre o assunto.

Como funciona a terapia online?

Apesar de ser uma praticamente relativamente nova, a terapia online não possui muito segredo, se trata basicamente de encontrar um profissional qualificado e disponível para realizar sessões através da internet, tanto através de mensagens, sejam elas de texto ou áudio, como através de vídeo-chamada. O atendimento funciona basicamente da mesma maneira que seria se fosse presencialmente você escolhe um profissional, agenda o horário de atendimento mais conveniente para você e no horário marcado se conecta com o psicólogo e faz a consulta.

Os valores variam de acordo com o profissional, a plataforma utilizada e o número de sessões ou pacote escolhido. Geralmente o pagamento pode ser realizado de maneira online tanto para uma sessão, ou um número ‘X’ de sessões, como mensalmente. Para facilitar o acesso a esse serviço, existem plataformas que através de sites e aplicativos para smartphones oferecem o contato com profissionais realmente qualificados e aptos a promover bons resultados através das sessões online.

Esses aplicativos muitas vezes acabam sendo mais seguros porque possuem critérios de contratação e/ou vinculação de profissionais mais rigorosos, fazendo com que assim todos os clientes tenham acesso a profissionais de verdade. É importante dizer que as sessões podem ser realizadas a qualquer horário e de qualquer lugar contanto que o cliente tenha um equipamento compatível com acesso à internet e o profissional escolhido esteja disponível para o atendimento. Outra informação importante é que como se trata de um acompanhamento profissional onde não existe a indicação de medicamentos ou outros procedimentos médicos, não existe a necessidade de contar com um encaminhamento médico para a realização dessas sessões de terapia. Basta ter o interesse, realizar o pagamento e agendar a sessão.

Por que fazer terapia online?

Certamente você já viu alguém falando que todo mundo deveria fazer terapia, e essa é uma informação verídica. Poder conversar com um psicólogo é fundamental para manter o equilíbrio emocional e saúde mental atualmente. O acesso cada vez maior à informação, as redes sociais, as horas de trabalho intermináveis e as dificuldades de relacionamento, sejam eles familiares, profissionais, amorosos ou mesmo interpessoais, estão tornando o dia a dia de muitas pessoas, mais complicado e pesado.

Prova disso é que o número de doenças como depressão, ansiedade, síndrome de Burnout e muitas outras de cunho emocional ou psicológico vêm aumentando assustadoramente nos últimos anos. E a melhor maneira para ter o controle dos sintomas que essas doenças podem trazer e até mesmo a cura a longo prazo é com a realização da terapia. O grande problema é que atualmente está cada vez mais difícil encontrar uma pessoa que tenha tempo, ou mesmo disposição em alguns casos, para se locomover até um consultório e realizar suas sessões. Foi pensando exatamente nessas pessoas que a terapia online foi desenvolvida.

Quais são as plataformas de terapia online mais conhecidas?

Existem muitas possibilidades de plataformas de terapia online e até mesmo de profissionais que oferecem esse tipo de atendimento de maneira particular, mas entre todas elas, as mais conhecidas no Brasil são a FalaFreud e a ZenKlub. Ambas podem ser acessadas tanto através de computadores como através de aplicativos para smartphones e possuem, preços, horários de atendimento e uma série de profissionais disponíveis, interessantes, no entanto, apesar das duas oferecerem o mesmo serviço elas funcionam de maneiras diferentes e, se você está pensando em escolher uma delas, precisa conhecer melhor os seus funcionamentos.

Conheça melhor o FalaFreud

O FalaFreud é um aplicativo responsável por conectar pessoas a psicólogos devidamente licenciados e experientes, para a realização de sessões de terapia através de vídeos chamadas realizadas no próprio aplicativo. Para ter acesso a esse serviço, o primeiro passo é instalar o aplicativo no seu smartphone e realizar um cadastro e informar os dados de pagamento. Com base nas informações do seu cadastro a plataforma cruzará informações e recomendará alguns profissionais para o seu atendimento.

A plataforma conta com inúmeros profissionais com no mínimo 5 anos de experiência e diferentes especializações. Depois de escolher um dos profissionais recomendados, basta agendar um horário e começar suas sessões. É importante dizer que mesmo recebendo indicações de profissionais mais recomendados para lhe atender, com base no seu perfil, você ainda é livre para escolher o profissional. Caso você não goste de nenhum dos profissionais indicados, você pode solicitar outros profissionais e receber uma nova lista de recomendações. Além disso, existe uma parte na plataforma onde é possível conhecer todos os profissionais que atendem através do FalaFreud e escolher livremente um deles para lhe atender.

Saiba mais sobre o ZenKlub

O ZenKlub funciona essencialmente da mesma maneira, o seu diferencial é que nesta plataforma ao invés das indicações mais recomendadas para o seu perfil, como acontece na plataforma anterior mencionada, aqui você é completamente livre para escolher o profissional que irá te atender.

No ZenKlub a sua primeira sessão é grátis, para que você teste a experiência e veja se lhe agrada. Além disso, nessa plataforma você pode escolher o profissional para as suas sessões pesquisando por categorias como gênero, especialidade e valor. É importante ressaltar também que no ZenKlub existem profissionais especializados em diferentes tipos de tratamentos, desde terapias de casal, transtornos alimentares e questões LGBTQI+, até profissionais voltados para o tratamento de questões psicológicas e síndromes.

Qual é a melhor opção: FalaFreud ou ZenKlub?

A escolha entre FalaFreud ou ZenKlub é completamente pessoal e dependerá diretamente das suas necessidades, experiencias vividas nos aplicativos e preferências. De modo geral, ambas as plataformas oferecem um serviço seguro e de qualidade. Por isso, a melhor maneira de saber qual das duas é a melhor escolha para você é conhecendo mais de perto o que cada uma oferece, desde o atendimento e serviço de suporte, até os psicólogos cadastrados e os valores cobrados.

Independentemente de escolher o FalaFreud ou ZenKlub, é interessante que você tenha em mente que a terapia não é um procedimento recomendado apenas para quem tem problemas emocionais ou psicológicos mais sérios, ou já diagnosticados.

Como mencionamos no começo deste artigo, a terapia é fundamental para todos os seres humanos, afinal, ela é responsável por ajudar no autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, correção de defeitos e consequentemente maior qualidade de vida. E, se você tem vontade ou necessidade de fazer um tratamento como esse, mas não tem tempo, nem condições de fazer isso presencialmente, a terapia online pode sim ser de grande ajuda e vale a pena o investimento.