Cycle Defrost x Frost Free: qual a diferença entre Degelo Manual e Seco

Pensando em adquirir uma nova geladeira, mas não sabe qual o melhor modelo de descongelamento? Então, conheça o Cycle Defrost e o Frost Free.

Na hora de comprar uma geladeira nova, é importante avaliar vários aspectos. Sua capacidade líquida, seu visual, sua economia de energia… Mas você já pensou em avaliar o tipo de degelo do eletro? As opções Cycle Defrost e Frost Free são bem diferentes, e merecem atenção.

Pensar no modo de degelo do equipamento pode facilitar o dia a dia. Isso porque, você saberá quando se preocupar com a limpeza da geladeira e mantê-la funcionando bem. A seguir, falamos sobre cada uma das opções de degelo citadas, e algumas outras. Continue lendo!

Cycle Defrost x Frost Free

Geladeira Frost Free

As geladeiras Frost Free conquistaram, há anos, o carinho dos donos e donas de casa. Isso porque, esse tipo de eletro não precisa ser descongelado. Afinal de contas, ele não acumula gelo no freezer. A refrigeração de um modelo Frost Free é realizada por meio da circulação do ar gelado dentro do espaço. Além disso, esse tipo de geladeira possui uma tecnologia que, periodicamente, derrete o gelo que é formado no refrigerador. O resultado é que não há acúmulo de gelo no refrigerador. A água derretida é levada para um reservatório perto do compressor. Então, a água é evaporada e enviada de volta para dentro do aparelho. Esse vapor frio renova a capacidade de resfriamento da geladeira. Com essa facilidade, o usuário não precisa fazer o degelo da geladeira, e nem mesmo retirar a água acumulada no reservatório.  Logo, há um degelo seco do eletro.

Mas não há apenas vantagens nessa opção. Na verdade, uma geladeira Frost Free é mais cara, e ainda consome mais energia elétrica do que outros modelos. Vale a pena colocar esses pontos na balança na hora de adquirir o seu eletro.

Cycle Defrost

Enquanto isso, o Cycle Defrost exige o degelo manual da geladeira. No entanto, este processo só precisa ser realizado duas vezes por ano, pois há pouco acúmulo de gelo. Para “compensar”, um eletro deste tipo é mais barato no mercado. Ele também consome menos energia, normalmente contando com o selo Procel A.

O passo a passo do degelo manual do Cycle Defrost está listado a seguir.

  • Passo 1: retire da geladeira (refrigerador e congelador) os alimentos guardados. Se possível, acomode-os em um recipiente térmico, para o cuidado com a sua conservação.
  • Passo 2: desligue a geladeira na tomada.
  • Passo 3: deixe a porta do freezer e da geladeira aberta, para que o processo de degelo seja mais rápido.
  • Passo 4: acomode um recipiente na primeira prateleira da geladeira, próxima ao dreno.
  • Passo 5: toda a água descongelada do freezer passará pelo dreno, podendo ser retirada com o recipiente citado. O dreno precisa ser aberto. Para isso, basta puxar o seu pino para cima.
  • Passo 6: limpe o freezer com um pano umedecido com água morna e bicarbonato, ou com vinagre. Isso vai retirar da superfície os resquícios de comida e outras sujeiras que estiverem acumuladas no freezer.
  • Passo 7: realize o mesmo processo de limpeza com o pano no refrigerador.
  • Passo 8: recoloque o pino do dreno no lugar.
  • Passo 9: reacomode os alimentos dentro da geladeira.
  • Passo 10: ligue o eletrodoméstico na tomada.

Apesar dos degelos Frost Free e Cycle Defrost serem bastante comuns, eles não são os únicos presentes nas geladeiras do mercado. Veja outros tipos de degelo a seguir.

Degelo Manual

Como seu próprio nome sugere, o degelo manual requer o desligamento da geladeira e a sua limpeza sem auxílio de qualquer tecnologia. Sem um dreno, sem um recurso que diminua a formação do gelo. É por isso que as geladeiras de degelo manual são mais baratas no mercado. Como oferecem pouca comodidade ao consumidor, elas podem ser vendidas por um preço mais em conta.

Para realizar o degelo manual, o passo a passo é o mesmo do Cycle Defrost. No entanto, a água derretida se acumulará sozinha na gaveta de carne logo abaixo do freezer, ou então em outro compartimento que você desejar.

Degelo Semiautomático

Já para o degelo semiautomático, a geladeira não precisa ser desligada da tomada. Em vez disso, basta que o usuário aperte um botão disponível para a função de degelo. Outro ponto é que o refrigerador pode continuar a funcionar normalmente enquanto o freezer é degelado. Essa opção facilita a vida do usuário, pois não será necessário limpar freezer e refrigerador se essa não for a intenção inicial.

Degelo seco

Por fim, há o degelo seco. Ele também é do tipo semiautomático, pois pode ser ativado por um botão, sem o desligamento da geladeira na tomada. Assim que acionado o botão de degelo seco, o eletrodoméstico dá início ao processo de descongelamento do freezer. Nesse caso, o compressor da geladeira liga e desliga várias vezes, derretendo o gelo aos poucos. A água derretida cai em uma bandeja e evapora.

Cuidados para o degelo da geladeira

Agora que você já conhece os modos de degelo da geladeira, é importante falar sobre os cuidados para a limpeza do eletro. Para começar, é fundamental não tentar retirar o gelo “à força”. Ou seja: não utilize espátulas, facas ou outros objetos para arrancar as placas de água congelada. Isso pode danificar a camada protetora do freezer, prejudicar o resfriamento do espaço e ainda favorecer a formação de mais gelo.

Também NÃO é indicado:

  • Utilizar o secador de cabelos para degelar a geladeira mais rapidamente;
  • Jogar água fria na superfície para derreter o gelo;
  • Limpar o freezer com produtos químicos ou álcool;
  • Nem qualquer outro recurso.

O melhor é seguir as instruções de cada modelo de descongelamento. Principalmente: siga as instruções de cada fabricante. Assim, você terá a certeza de que o processo de limpeza do freezer será realizado da melhor forma.

Pronto! Isso é tudo o que você precisa saber na hora de escolher um modelo Cycle Frost, Frost Free ou com outra opção de degelo. Lembre-se de pesar bem o custo-benefício do eletro. Afinal, além de cômodo, ele precisará ter um bom preço.