Como mobiliar a primeira casa ou apartamento?

Pensando em realizar o sonho de morar sozinho, mas ainda não tem muita coisa para sua casa nova e não sabe por onde começar? Aqui nós mostraremos como mobiliar a primeira casa ou apartamento, acompanhe.

Você está finalmente prestes a realizar o sonho de morar sozinho, ou então está se programando para morar com um, ou mais amigos, ou mesmo com seu amor, mas não tem nenhum móvel ou eletrodoméstico e não faz a menor ideia de por onde começar a mobiliar sua nova casa? Não se preocupe, neste artigo mostraremos como mobiliar a primeira casa ou apartamento começando do zero, e sem gastar uma fortuna. Assim, mesmo que gradualmente você poderá garantir o conforto e a sobrevivência sem maiores complicações no seu novo lar, acompanhe.

Primeiros detalhes importantes para sua casa ou apartamento

Sabemos que o foco desse artigo é mostrar como mobiliar a primeira casa ou apartamento, mas existem alguns detalhes que precisam ser providenciados assim que você pegar as chaves do seu novo endereço e começar a pensar na decoração. Estamos falando de itens básicos como o fornecimento de energia elétrica, água, gás, internet e outros. Por isso, a primeira coisa a ser feita, antes de ir às compras, é providenciar esses detalhes.

Se você está se mudando para uma casa alugada, ou comprada de outra pessoa, será necessário que você transfira as contas de água, energia elétrica e gás, caso ele seja encanado, para o seu nome. Esse procedimento é simples e pode ser feito pela internet na maioria das cidades. Já se você está se morando para uma casa ou apartamento novo, ou seja, em que ninguém nunca morou, será preciso entrar em contato com as empresas fornecedoras desses serviços na sua cidade e solicitar a ligação nova de energia e água.

Geralmente essa solicitação é feita mediante o preenchimento de um formulário e o pagamento de uma taxa e, ambos variam de acordo com a empresa responsável pelo fornecimento. Isso vale para o fornecimento da internet e televisão a cabo ou qualquer outro serviço que você julgue necessário, a diferença é que nestes casos você poderá escolher o seu fornecedor de acordo com as ofertas de serviços e valores.

É importante solicitar esses detalhes antes mesmo de pensar em como mobiliar a primeira casa ou apartamento, porque geralmente após a solicitação da instalação desses serviços ainda é preciso esperar um período de no mínimo 7 dias para que eles estejam funcionando adequadamente. Por isso, cuide deles antes de ir às compras.

Planejamento para mobiliar a primeira casa ou apartamento

Pode parecer um pouco exagerado dizer que é necessário fazer um planejamento para mobiliar uma casa, mas acredite, não é. Principalmente se você não estiver esbanjando dinheiro, ou apenas não quiser gastar muito com isso. A primeira coisa a se fazer, especialmente para quem está começando do zero, ou seja, não tem nenhum móvel, eletrodoméstico ou utensilio para a casa nova, é analisar cada um dos cômodos do seu novo endereço e ver o caberá ou não, ou seja, antes de sair de loja em loja escolhendo a geladeira dos sonhos ou aquela cama maravilhosa que você viu na internet, pegue uma fita métrica e meça cada canto do sei novo lar. Não foque apenas nos comprimentos e larguras dos cômodos, fique atento também a altura do pé direito, ou seja, a distância entre o chão e o teto,.

É importante também medir o tamanho das janelas e das portas. Não, você não leu errado, é sim importante fazer essa medição e por dois motivos simples. O primeiro deles é que, além de saber se os moveis que serão escolhidos para a casa nova cabem nela, é preciso saber se eles conseguiram entrar na casa.

A maior parte dos moveis hoje em dia, vem desmontado da loja, ou pode ser desmontado e montado novamente dentro da casa, caso seja de segunda mão. No entanto, alguns itens como sofá, mesas inteiriças, geladeiras, entre outros, não podem ser desmontados. Por isso, saber o tamanho das portas e janelas é importante. O segundo motivo para essa medição é que, se cortinas forem fundamentais, você precisará saber o tamanho das janelas para providenciá-las.

Começando a mobiliar a primeira casa ou apartamento

Agora que você já providenciou a ligação da energia elétrica, água, internet etc., e sabe o tamanho exato dos cômodos, vamos passo a passo de como mobiliar a primeira casa ou apartamento. Preparamos uma lista em ordem de importância, mas obviamente, ela serve apenas de base, afinal, o que pode ser essencial para uma pessoa, pode não ser para outra. Por isso, fique à vontade para mudar a ordem de importância dessa lista de acordo com as suas necessidades.

  1. Colchão e cama

Um ser humano adulto precisa dormir pelo menos 8 horas por dia, todos os dias, ou seja, dormir é muito importante e será fundamental para que você tenha energia para cuidar da sua casa nova e exercer todas as duas atividades normais.

Por isso, a primeira coisa a ser providenciada é pelo menos um colchão. Se a grana estiver curta, deixe a cama para depois, mas não economize no colchão, acredite, não vale a pena.

Não se esqueça que junto com o colchão será preciso comprar travesseiros, roupa de cama e cobertores.

  1. Chuveiro

É comum chegar em uma casa nova e se separar apenas com um cano na parede do banheiro, ou em muitos casos, nem com um cano. Portanto, providencie um bom chuveiro. E lembre-se que toalhas de banho e rosto também são fundamentais.

  1. Geladeira

Se você passa muito tempo fora de casa e/ou tem o hábito de comer na rua, comprar um fogão logo de cara não será necessário, mas uma geladeira sim. Afinal você precisará se alimentar em casa.

  1. Fogão

Por mais que você não tenha o hábito de cozinhar todos os dias, vale a pena ter um fogão em casa, nem que seja um cooktop pequeno, daqueles com apenas duas bocas.

  1. Guarda-roupas

Uma das maneiras de se sentir confortável em um lugar mais rápido é ter um lugar para guardar adequadamente suas roupas. por isso, o guarda-roupas está no topo da lista. Além disso, ter esse móvel ajudará muito a tornar seu dia a dia mais simples, mesmo que sua casa não esteja completamente mobiliada ainda.

  1. Armários

Também é importante providenciar armários para outros cômodos como a cozinha, banheiro e lavanderia. Uma pessoa precisa de uma série de utensílios e produtos para manter uma casa funcionando e garantir seu conforto e, a melhor maneira de mantê-los armazenados são os armários.

  1. Máquina de lavar roupa

Lavar roupa na mão é possível e muita gente ainda faz isso, mas não é necessário, especialmente se você pode investir em uma máquina, mesmo que usada.

  1. Ventilador ou ar-condicionado

Se você mora ou está de mudança para uma cidade de clima quente, invista em um ventilador ou um ar-condicionado de qualidade. Por mais que isso pareça supérfluo, acredite, não é.

  1. Televisor

Muitas pessoas não conseguem ficar sem uma televisão em casa, se este é o seu caso, vale a pena investir nesse eletrônico, mesmo que seja uma pequena e mais simples.

  1. Sofá

Outro detalhe importante para promover mais conforto e aconchego na sua casa nova é o sofá, apesar de não ser um móvel essencial, ele pode ser muito útil e trará mais personalidade a sua casa.

  1. Mesa com cadeiras

Se você tem o hábito de comer sentado a mês, gosta de receber convidados para jantar ou mesmo precisa de um espaço mais adequado para trabalhar, uma mesa com cadeiras ou bancos é o próximo item da lista.

  1. Utensílios de cozinha

Logo de início não é preciso investir em um aparelho de jantar completo, ou um faqueiro imenso, mas vale a pena ter pelo menos 6 itens de cada coisa em sua cozinha, como pratos, copos, talheres, panelas facas e muito mais.

  1. Materiais de limpeza

Além dos produtos de limpeza como sabão para roupas e detergente para a cozinha, será preciso providenciar vassouras, rodo, pá de lixo, balde, bacias, varal de roupas, cestos de lixo etc.

  1. Objetos de decoração

Por último, mas também importantes estão os itens de decoração, que vão variar de acordo com o seu estilo de vida e gosto. Eles trarão mais vida para a sua casa e ajudarão a expressar um pouco das suas vivências e sua personalidade.

Não esqueça das plantas que além de trazerem mais verde para seus ambientes ainda podem trazer outros benefícios e muito conforto. Porta-retratos também podem ser elementos de decoração importantes.

Como comprar a mobilia gastando pouco?

Pela internet é sempre mais barato que nas lojas físicas. Partindo desse princípio, no quesito móveis e sofás a Colombo e a Marabraz possuem preços imbatíveis. Eletrodomésticos possuem preço reduzido comprando direto pelo site Electrolux, Consul e Brastemp.

Agora que você sabe os passos mais importantes a serem providenciados antes da mudança e como priorizar a ordem de objetos a serem comprados para mobiliar sua casa ou apartamento, esta tarefa será muito mais simples.