Como funciona o AME digital da Americanas? É confiável?

Ouviu falar do Ame digital da Americanas, mas não tem certeza se ele vale a pena? Então, este texto é para você! Acompanhe e descubra tudo o que você precisa para aproveitar o serviço!

Na hora de finalizar uma compra na Americanas.com, a loja oferece vários meios de pagamento. Um deles é o AME digital, cada vez mais querido pelos clientes. Mas talvez você esteja se perguntando: o que afinal é esse AME? O AME digital da Americanas nada mais é do que um meio de pagamento simples para compras online. Por meio dele, o consumidor é recompensado a cada compra, recebendo parte do dinheiro de volta. Essa opção é garantida pelo serviço de cashback, que vem se tornando comum no mercado. No entanto, esse não é o único serviço proporcionado pelo AME digital da Americanas. Na verdade, a funcionalidade também garante uma conta digital e uma série de outros benefícios ao usuário. Foi para te apresentar essas funções que produzimos este conteúdo. Continue lendo e saiba tudo sobre o serviço online!

Antes de tudo, porém, vale destacar um ponto. O AME digital não é exclusivo da Americanas. Ele também pode ser utilizado em lojas parceiras, como o Submarino e Shoptime. Cada estabelecimento possui percentuais próprios de cashback, contando também com diversas condições de pagamento. É essencial verificar essas condições antes de utilizar o serviço nas lojas parceiras.

AME digital e o cashback

Sem dúvida, o principal atrativo do AME digital é o seu serviço de cashback. Por meio dele, o usuário paga uma compra nas lojas Americanas e lojas parceiras. Então, parte do dinheiro é devolvido, ficando disponível como saldo para novas compras. Os percentuais retornados aos consumidores são variados. Há casos, por exemplo, em que o “desconto” oferecido é de 25%, mas já houve ofertas com 100% de retorno.

Mas nem todos os produtos contam com a opção de cashback. Aqueles que podem ser adquiridos com o benefício do AME digital têm essa indicação em sua página, com um botão “compre com AME”. Normalmente, a opção ainda garante a possibilidade de pagamento em até 12 vezes sem juros. Com o pagamento realizado por meio do AME digital, o percentual de cashback é depositado em sua conta AME em até um mês após a compra. Então, os valores ficarão disponíveis para novas compras, tanto no site da Americanas, quanto nos sites de lojas parceiras. O cashback também pode ser utilizado para transferência para outras contas AME.

Vale dizer que o saldo de cashback não tem prazo de validade. No entanto, ele não pode ultrapassar o saldo de R$ 5 mil. Ao atingir esse valor, a conta não suporta mais saldo, e o cashback de novas transações será perdido.

ame digital

AME como conta digital

Como dito no tópico anterior, o cashback do AME digital é depositado diretamente na conta AME do usuário. Essa conta funciona como uma conta corrente de banco, mas com algumas limitações. Com os valores depositados na conta digital AME, o usuário consegue visualizar o seu saldo de cashback e utilizá-lo para novas compras. Pode também realizar pagamentos de boletos e contas, e até receber ou transferir dinheiro para outros usuários AME.

Entre as contas que podem ser pagas com o AME digital estão as de água, energia elétrica, gás, internet e mais. O serviço ainda permite fazer a recarga de créditos no celular. Outro tipo de transação possível é “recarregar” a sua conta AME com o cartão de crédito. A opção permite o complemento do saldo disponível e a compra de novos produtos, garantindo benefícios como o parcelamento em mais vezes. De qualquer forma, a conta digital AME não permite transações com outros bancos. Não é possível receber dinheiro de outros bancos, nem transferi-lo. Isso limita um pouco a vida do usuário, que só pode fazer transações com outras contas AME.

Como usar o AME digital?

Se você leu este texto até aqui, já sabe quais benefícios o AME digital trazem ao usuário. Se interessou pela opção? Então, será preciso seguir um breve passo a passo para utilizá-la. Veja, a seguir, como usar o AME digital da Americanas.

1. Cadastramento AME digital da Americanas: Quem deseja contar com o AME digital precisa começar por se cadastrar no serviço. Para isso, é necessário fazer o download do aplicativo da plataforma no celular. O app está disponível para dispositivos Android e iOS. No passo seguinte, é necessário cadastrar alguns dados. Eles incluem seu nome, CPF, data de nascimento e outras informações básicas sobre o usuário. Também é preciso indicar um cartão de crédito. A informação é importante porque o pagamento com o AME digital, quando selecionado na loja, é feito de forma “automática” no aplicativo. Explicaremos mais sobre a função a seguir.

Depois que o cadastro é feito, o AME digital da Americanas envia um e-mail de confirmação ao cliente. O e-mail precisa ser validado para que, em seguida, a conta seja ativada. Com a ativação, os benefícios do AME digital já podem ser utilizados.

2. Pagamento com o AME digital: Assim como citamos ao longo do texto, o AME digital pode ser utilizado em compras na Americanas.com e em sites de lojas parceiras. Além disso, é preciso escolher produtos que contem com essa opção de pagamento. A partir daí, o processo de utilização do AME digital é bastante simples. Acompanhe o passo a passo abaixo.

  1. Escolha o AME como forma de pagamento do produto;
  2. Um QR Code será gerado;
  3. Acesse o aplicativo AME no seu celular;
  4. Selecione a opção “pagar”;
  5. Aponte a câmera do smartphone para a tela de pagamento e leia o QR Code;
  6. Confira os dados da compra e entrega;
  7. Confirme a compra.

Nessa primeira compra, o pagamento terá sido realizado por meio do seu cartão de crédito. Nas próximas compras com o AME digital, o aplicativo permitirá a seleção do saldo na conta AME, que será disponibilizado por cashback. Se não houver saldo suficiente, o usuário pode escolher pagar parte com o valor, e parte com o cartão de crédito. O pagamento realizado com o AME digital pode ser feito em até 12 vezes sem juros, desde que a parcela mínima seja de R$ 10,00.

AME Digital é confiável?

Apesar de todos os atrativos do AME digital, há um ponto que precisa ser considerado na hora de aderir a opção. Segundo muitos usuários, o que às vezes incomoda é que a plataforma só permite transações entre conta AME. Ou seja, mesmo sendo uma conta digital, não há a possibilidade de contato com outros bancos. Por isso, é comum que o app seja mais atrativo para quem:

  • Compra muito na Americanas ou nas lojas virtuais parceiras;
  • Tem muitos amigos e conhecidos que utilizam AME, pois aí as transações poderão valer a pena.

De qualquer forma, a avaliação do serviço tem se mostrado interessante. Segundo o Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, o AME digital é um serviço com nota 8,9. Para alcançar essa nota, a plataforma de cashback foi avaliada por 6.352 clientes. Entre os dias 01 de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019, o site recebeu 9.684 reclamações sobre a marca. Dessas, 99,9 foram respondidas, e 84,8% voltaria a fazer negócio com a empresa.

O tempo médio de resposta aos usuários é de 2 dias, o que mostra que a AME digital está atenta à demanda dos seus clientes. Hoje, a plataforma não cobra nenhuma taxa de adesão ou de utilização dos seus serviços. Ainda assim, vale a pena ter atenção às regras do serviço no momento da sua adesão. Afinal, as normas e demandas da empresa podem mudar.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a AME digital. Lembre-se de avaliar bem a sua adesão e, após o cadastro, procure sempre por produtos que participam da “promoção”. Esse cuidado vai garantir um volume frequente de cashback para a sua conta.