Como funciona fogão por indução?

Você sonha em ter um fogão por indução lindo e prático, mas não sabe como eles funcionam? Acompanhe este artigo, conheça melhor esse produto e descubra como funciona fogão por indução.

Quem nunca viu um fogão constituído basicamente por apenas uma placa de vidro em um filme, seriado ou programa de televisão e achou a coisa mais linda e incrível do mundo, que atire a primeira pedra. Esses fogões além de bonitos e fáceis de serem limpos, também possuem uma série de recursos interessantes. No entanto, existem duas tecnologias diferentes usadas na produção desses eletrodomésticos.

A primeira é a elétrica, onde por baixo do vidro existem resistências que são aquecidas com o uso da energia elétrica e consequentemente aquecem as panelas colocadas por cima delas. A segunda é a tecnologia de indução que, apesar de também funcionar através da energia elétrica, possui um sistema diferente. Neste artigo falaremos sobre a tecnologia de indução, como ela funciona, quais são as funções que a maioria dos modelos desse tipo de fogão possui e suas vantagens, acompanhe.

cooktop indução

O que é a tecnologia de indução?

A primeira coisa que você deve entender é o que é a tecnologia de indução. Esse sistema funciona através de ondas eletromagnéticas geradas entre o fogão e a panela utilizada para cozinhar os alimentos. Quando a panela é colocada sobre a boca do fogão por indução, uma bobina de cobre instalada dentro dele começa a promover calor através de um sistema de imã responsável por movimentar as moléculas presentes na panela de maneira muito rápida. Esse sistema é muito seguro e econômico, uma vez que ele permite aquecer apenas a panela e quando esta é retirada da boca do fogão o aquecimento é interrompido imediatamente.

Como funciona o fogão por indução?

O fogão por indução funciona através da energia elétrica e, Na maioria dos casos eles possuem uma resistência de 220 volts. Geralmente seus botões e bocas são apenas desenhados sobre a superfície, o que torna a limpeza muito mais simples.

Atualmente é possível encontrar no mercado fogões por indução de uma, duas, quatro e cinco bocas, de diferentes marcas e modelos que podem ser embutidos ou usados sobre uma superfície plana. É fundamental que você saiba que não são todos os tipos de panelas que funcionam em um fogão por indução. Apenas os modelos produzidos de ferro magnéticos funcionam nesses eletrodomésticos. Ou seja, panelas de aço inox, de ferro fundido e de fundo triplo são as indicadas para esse equipamento.

Dica: se você está pensando em comprar um fogão por indução, mas não entende muito bem sobre panelas, basta arrumar um imã para fazer um teste na hora de comprar as panelas, ou mesmo com as que você tem em casa. Se o imã grudar no fundo da panela, então ela poderá ser usada tranquilamente em um fogão por indução. Mas se o imã não se fixar, esqueça o modelo e procure outra panela.

Qual a principal diferença do fogão por indução com o elétrico?

Como mencionado no início deste artigo o fogão elétrico possui em suas bocas resistências elétricas que são aquecidas quando o fogão é ligado e consequentemente aquecem as panelas. Já o fogão por indução mesmo depois de ligado funcionará apenas quando uma panela for posicionada sobre a boca. Isso acontece porque sua tecnologia é baseada em ondas eletromagnéticas promovidas pela união do material da panela com a bobina de cobre posicionada na boca no fogão.

Vantagens do fogão por indução

A primeira e principal vantagem do fogão por indução é relacionada ao seu método de aquecimento. Visto que o calor é promovido apenas quando a panela entra em contato com a boca e, somente a panela é aquecida. Para quem tem crianças em casa, esse tipo de fogão pode trazer muito mais segurança e tranquilidade, pois, mesmo que uma criança acione os botões do fogão, nenhum calor será produzido sem o contato de uma panela especial. Outra vantagem é a economia, apesar de muita gente acreditar que esse tipo de eletrodoméstico pode aumentar muito o valor da conta de luz, essa não é uma verdade. Isso não acontece por dois motivos simples:

  • Primeiro, os fogões por indução são geralmente utilizados em uma voltagem de 220 volts, ou seja, eles precisam de menos energia para funcionarem.
  • Segundo que o eletrodoméstico só usará energia elétrica se estiver ligado corretamente e com uma panela apropriada em cima. Do contrário, nenhum quilowatt será consumido.

Além disso, com um fogão por indução em casa as chances de queimar uma comida podem ser reduzidas a zero. Isso porque a maioria dos modelos possuem um timer onde você pode programar o tempo necessário para o cozimento de cada uma das panelas sobre o fogão e, quando esse timer zerar, a boca em questão será desligada. Outra vantagem é que alguns modelos possuem uma função exclusiva para manter as panelas aquecidas. Ou seja, se você preparar uma refeição com antecedência e não quiser que a comida esfrie, basta acionar essa função. E não podemos deixar de falar sobre a limpeza desse eletrodoméstico, que geralmente é o detalhe que mais chama a atenção para o fogão de indução. Para higienizar esse equipamento, basta usar um sabão neutro, uma bucha macia e um pano úmido. Além disso, é preciso mencionar que com um fogão por indução, definir a temperatura exata para o cozimento de cada alimento é feito através de um comando digital o que torna tudo muito mais simples. Vale dizer também que o calor produzido pelo fogão por indução é distribuído de maneira uniforme em toda a panela. Ou seja, não existe o risco de o alimento queimar ou ficar cru de um lado só.

Como você pode ver, o fogão por indução funciona de uma maneira relativamente simples, além de ser um eletrodoméstico muito econômico, prático e seguro. Por isso, se você está pensando em comprar um, saiba que este pode ser um excelente investimento.

Mas não se esqueça de pesquisar com bastante atenção os modelos, marcas e valores. Geralmente a instalação desse fogão é simples, basta ter uma superfície resistente ao calor do tamanho correto para o eletrodoméstico e uma tomada 220 volts próxima. No entanto, se você não tiver um desses itens prontos, será preciso também contar com um profissional especializado para providenciar o necessário e realizar a instalação dele. Assim você não correrá nenhum risco desnecessário.