Como funciona a lâmpada espiã?

Se você tem crianças pequenas em casa, idosos que ficam sozinhos por um período do dia ou noite, ou apenas quer se sentir mais protegido e saber o que acontece em seu lar quando está fora de casa? Contar com uma câmera de vigilância pode ser uma boa ideia!

Mas já pensou se essa câmera fosse embutida em um dispositivo comum e discreto? Bom, foi justamente pensando nisso que a lâmpada espia foi criada. Aos olhos de quem não sabe do que esse equipamento se trata, é apenas uma simples lâmpada LED, mas para você, além de iluminar o ambiente, esta lâmpada também poderá gravar imagens com áudio e/ou transmiti-las online. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre como funciona a lâmpada espia, onde comprar, como instalar, quais são os modelos disponíveis no mercado e se vale a pena ou não comprar esse equipamento, acompanhe e conheça melhor esse produto.

lâmpada espiã

O que é e como funciona a lâmpada espiã?

As lâmpadas espiãs são câmeras com funcionamento sem fio, geralmente através de rede Wi-Fi, capazes de transmitir imagens e áudios em tempo real e/ou gravá-las em cartões de memória que são instalados diretamente no equipamento. Toda essa tecnologia é devidamente disfarçada dentro de uma lâmpada aparentemente comum, que precisa apenas ser conectada a um bocal simples e depois configurada, através de um celular. Para quem olha, parece uma lâmpada como outra qualquer que acende e apaga quando o interruptor é acionado. No entanto, estamos falando de um equipamento capaz de transmitir imagens, em alguns casos em qualidade Full HD e de um ângulo de 360º.

Existem alguns modelos no mercado que ainda possuem sensor de movimento, responsável por ativar o equipamento sempre que alguém se aproxima e infravermelho que lhes permite gravar com alta definição até mesmo no escuro. Outros modelos possuem ainda funções mais avançadas como a possibilidade de movimentação da câmera, zoom, controle de luminosidade e mais. Portanto, quanto mais você pesquisar antes de comprar sua lâmpada espiã, maior será a chance de fazer uma boa escolha.

Como instalar e configurar uma lâmpada espiã?

A maioria dos equipamentos disponíveis no mercado capazes e gravar, possuem um sistema de armazenamento promovido por cartão de memória micro SD, geralmente com uma capacidade máxima de 64 GB. Portanto, o primeiro passo para instalar sua lâmpada espiã é inserir o cartão de memória no espaço indicado. Feito isso, o passo seguinte é colocá-la em um bocal simples, devidamente ligado a energia elétrica e aguardar a inicialização automática, um sinal sonoro será emitido pela lâmpada e você então poderá começar a configuração do equipamento.

Toda a configuração do equipamento pode ser feita através de um smartphone e um aplicativo específico para a lâmpada que deve ser indicado pelo fabricante. A maior parte dos modelos possui um número de identificação, ou QR Code fixados no equipamento que serve para que você possa acessar a sua câmera através da internet.

Vale dizer também que, além de gravar e transmitir imagens com áudio, a lâmpada espiã também pode funcionar como um microfone, permitindo a você mandar áudios para ela de qualquer lugar, usando seu celular, ou seja, se sua casa for invadida e você quiser dar um susto nos meliantes, basta mandar um áudio através de seu celular que ele será transmitido na sua casa através da lâmpada.

Como mencionado, os modelos que possuem a tecnologia de gravação no escuro, possuem um sensor de movimento para que a câmera seja ativa. Já os modelos mais simples, precisam que a luz seja acesa para que a câmera comece a gravar ou transmitir. A maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem aplicativos de comando compatíveis com os sistemas operacionais Android e IOS, mas se você está interessado em um modelo específico, vale a pena pesquisar antes se ele funcionará na plataforma do seu smartphone.

É importante dizer que a grande parte dos modelos disponíveis funcionam apenas conectados diretamente a energia e a um Wi-Fi. Por isso, se houver uma queda de energia na sua casa, você correrá o risco de ficar sem essa vigilância por um período.

Onde comprar uma lâmpada espiã?

Já existem lojas físicas que vendem esse tipo de equipamento, mas o mais comum ainda é comprar a lâmpada espiã pela internet. muitos sites e plataformas de compra e venda possuem esses itens disponíveis, no entanto, antes de fechar uma compra, é importante pesquisar mais informações sobre o fabricante do equipamento, o site onde você está pesquisando e os valores de mercado.

Sem sombra de dúvida uma das melhores lojas para importar lâmpada espiãs é a Aliexpress, seguida pela GearBest e Mini In The Box e DealExtreme (dx.com). Para quem não quer esperar muito, é possível encontrar algo na Amazon e Americanas/Submarino/ShopTime. O preço desse equipamento vai variar muito de acordo com o modelo, fabricante, recursos oferecidos e loja onde ele é comprado.

Vale a pena comprar uma lâmpada espiã?

A resposta para essa pergunta é depende da sua necessidade. Se você precisa garantir uma vigilância de maneira discreta, então sim, vale a pena investir nesse equipamento. Mas se discrição não é um ponto importante para você, pode ser mais vantajoso optar por outros tipos de câmeras de vigilância – existem muito modelos no mercado, inclusive câmeras bem pequenas que podem ser facilmente escondidas ou disfarçadas. Além disso, é preciso se considerar o fato da dependência direta do fornecimento de energia para o funcionamento da lâmpada espiã.

Se você mora em uma região onde as quedas ou oscilações de energia elétrica são constantes, pode não ser interessante investir em uma lâmpada espiã. No entanto, é importante dizer que a maioria dos modelos mais simples de câmeras não transmite áudios, ou seja, você terá imagens mas não saberá o que está sendo dito. Além disso, a lâmpada espiã possui a função de emitir áudios enviados por você a distância, recurso que praticamente nenhum outro modelo de câmera mais simples possui. Isso pode ser um diferencial para pessoas que possuem crianças pequenas, idosos ou até mesmo pets em casa.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a lâmpada espiã, seu funcionamento, seus recursos e onde comprar será mais simples escolher o melhor modelo para as suas necessidades.