Já conhece a nova plataforma de vídeos do Facebook? Então, descubra tudo sobre o Facebook Watch e saiba como usá-lo na sua Smart TV!

Facebook Watch

O Facebook Watch é a plataforma de vídeos exclusivas. Como uma Netflix, ela permite que os usuários naveguem pelo seu catálogo e visualizem os mais variados conteúdos. Lançado em 2018, o serviço permite que os usuários acessem a vídeos no próprio Facebook, ou então por um aplicativo para Smart TV. Os conteúdos são bastante variados, sendo que muitos deles, inclusive, são exclusivos da plataforma. Ao utilizar o Facebook Watch, o usuário pode, por exemplo:

  • Assistir a vídeos de amigos da sua conta no Facebook;
  • Assistir a vídeos das páginas que ele segue;
  • Acompanhar vídeos ao vivo populares;
  • Ver novamente vídeos que ele compartilhou ou salvou no Facebook;
  • Acompanhar notícias;
  • Assistir a transmissões ao vivo de jogos de futebol;
  • Assistir a séries exclusivas do Facebook Watch, como a comédia “Strangers”, o drama “Queen America” e a série documental “9 Months with Courteney Cox”.

Os vídeos disponíveis são tanto profissionais, quanto “caseiros”, produzidos pelos próprios usuários do Facebook. Por isso, se você produzir um vídeo e compartilhá-lo em sua rede social, seus amigos que tiverem o Facebook Watch poderão visualizá-lo na plataforma.

Como usar o Facebook Watch?

Quem deseja utilizar o Facebook Watch pode acessar a opção dentro do próprio Facebook. Basta te o aplicativo da rede social instalado no seu dispositivo Android ou iOS. Outra opção é instalar o aplicativo do Facebook Watch na sua Smart TV. O app está disponível para a maior parte das plataformas das televisões, incluindo:

  • Apple TV;
  • Android TV;
  • Samsung Smart TV;
  • Xbox One etc.

Se desejar, você também poderá acessar o Facebook Watch em seu computador. Basta selecionar a opção “Watch” que aparece no canto direito da tela, junto a funções como o “Messenger”, “Marketing Place” e o seu perfil. Logo que o aplicativo é baixado, ou a aba é acessada, o usuário passa a controlar os conteúdos que visualiza como desejar. Para isso, basta personalizar o seu feed, incluindo os seus vídeos preferidos na sua “Watchlist”. Outra função disponível na plataforma são as Watch Parties. Com ela, um grupo de pessoas pode se conectar enquanto assistem a um mesmo conteúdo. Assim, os usuários conseguirão manter certa intereção sobre o vídeo assistido.

Passo a passo para baixar o Facebook Watch na Smart TV

Se você leu este texto até aqui, já percebeu que o Facebook Watch pode ser uma plataforma divertida para o seu dia a dia. Basta acessar o app, e ele começará a rodar os seus vídeos favoritos, sem que seja necessário rodar a tela. Como uma Netflix, o catálogo de conteúdos é grande, inclusive porque a plataforma acessa a vídeos produzidos e compartilhados por seus amigos. Além, é claro, das transmissões de futebol e conteúdos produzidos pelo próprio Facebook.

Gostou da ideia e quer saber como baixar e usar o Facebook Watch na Smart TV? Veja o passo a passo necessário a seguir!

Passo 1: acesso à loja de aplicativos
Cada smart TV possui uma loja própria de aplicativos, de acordo com o seu sistema operacional. Para fazer o download do Facebook Watch, é necessário acessar a loja da sua televisão, normalmente disponível no painel de navegação. Alguns modelos também possuem a opção no seu controle.
Passo 2: pesquisa do aplicativo
Com o acesso realizado, será preciso pesquisar pelo aplicativo. Neste caso, basta selecionar o ícone de lupa que aparece na tela e digitar o nome “Facebook Watch”.
Passo 3: download do app
Logo que o Facebook Watch for encontrado, será possível instalá-lo. Aguarde até que todo o download seja feito para mexer na televisão.
Passo 4: login no Facebook Watch
Para que a plataforma do Facebook Watch seja realmente atrativa, será preciso que você já tenha uma conta no Facebook. Afinal, parte do conteúdo do app virá dos seus amigos e páginas que você segue. Por isso, assim que o app for instalado, você deverá acessá-lo com o seu Facebook. Será preciso apenas selecionar a opção “Continuar com o Facebook”.
Passo 5: validação com o celular
O acesso ao Facebook Watch precisa ser feito com o auxílio do seu computador ou smartphone. Será necessário acessar a página facebook.com/device e digitar o código que aparecer na tela da televisão. Esse passo vai validar o seu acesso, indicando que a ação é segura ao usuário.
Passo 6: acesso ao conteúdo
Com o login realizado, você terá acesso a todo o conteúdo do seu Facebook Watch. Isso incluirá vídeos dos seus amigos e páginas, conteúdos exclusivos do Facebook e todo o mais já citado.

É possível acessar as categorias de vídeo na página inicial do aplicativo, e também pesquisar por conteúdos exclusivos com a lupa que aparece na tela. Enquanto os vídeos estiverem sendo reproduzidos, o usuário contará com várias opções para “interação” com o conteúdo. Elas incluem:

  • Curtir o vídeo;
  • Salvar a publicação;
  • Compartilhar o vídeo no feed; e
  • Deixar de seguir a página.

Passo 7: desconexão do app
Caso deseje sair do aplicativo, você só precisará selecionar essa opção com o controle da Smart TV. Não é necessário deslogar o app pois, assim, seu login permanecerá ativo. Com esse cuidado, um novo acesso ao conteúdo será mais simples, pois não precisará da validação com o celular.

Pronto! Agora você já sabe como baixar e usar o Facebook Watch na Samrt TV. Se você é um fã da rede social, vai adorar essa plataforma exclusiva para vídeos. Faça o download e aproveite!

Receba mensalmente novos cupons